Criação de Personagem
Criar seu Personagem é um processo rápido e fácil. Você não precisa seguir essa ordem específica, mas serve como um bom guia.
- Primeiro, selecione uma Herança/Raça/Arquétipo/Espécie, dependendo do cenário.
- Então, selecione três Traços únicos na Lista de Traços.
- Selecione um Grupo de Armas para ser Proficiente e uma Arma desse grupo para se Especializar.
- Selecione um Ofício.
- Selecione uma Crença.
Quando você escolhe uma Herança (ou Raça, Arquétipo, Espécie, etc.) você ganha habilidades que são específicas dessa Herança, dando ao seu Personagem um ponto de partida para sua visão de mundo. Escolher uma Herança primeiro ajuda a dar uma ideia de onde seu Personagem se encaixa no mundo.
Por padrão, em vez de classes predefinidas, Tiny D6 usa Traços para expressar o que seu Personagem faz bem.
Em seguida, você escolherá um grupo de armas com o qual você é Proficiente. Há quatro grupos de armas: Corpo a Corpo Leve, Corpo a Corpo Pesado, À Distância Leve, e À Distância Pesado, que são discutidos com mais detalhes na seção de Combate.
Dentro desse grupo, você escolhe um tipo específico de arma em que tenha se Especializado. Por exemplo, você pode escolher Armas Corpo a Corpo Leves como seu grupo Proficiente e, a partir dele, selecionar adagas como sua arma Especializada. Seu Personagem começará com uma arma de sua escolha, idealmente a arma em que você se Especializado. Não tenha medo da criatividade - você pode ter escolhido se Especializar em adagas, mas existem muitos tipos de adagas que você pode equipar seu Personagem, como punhais, katars e estiletes.
Supõe-se que seu Personagem já esteja vestindo as roupas ou armaduras padrão de sua escolha - seja armadura de couro, cota de malha ou apenas um manto de tecido - uma vez que as armaduras não têm função mecânica no jogo. Eventualmente, você pode encontrar armaduras mágicas e itens utilizáveis que dão benefícios especiais durante suas viagens, mas por enquanto, apenas note que você não os está usando.
Você também começa com algum equipamento inicial, de acordo com o cenário. Por exemplo:
- Em mundos de fantasia, um Aventureiro começa com 10 Peças de Ouro e um Kit de Aventureiro (um saco de dormir, pederneira, algibeira, mochila, utensílios de cozinha, um cantil vazio, óleo, uma corda (20 metros), rações para uma semana, uma tocha e uma capa).
- Em mundos de ficção científica, um Explorador começa com 10 Créditos Galáticos e um Kit de Explorador (saco de dormir isqueiro, cinto com bolsos, pochete, lanterna elétrica com 72 horas de carga, pílulas de purificar água, 15 metros de corda reforçada, 7 dias de pilulas de nutrição, poncho de plástico).
- Em mundos de horror lovecraftiano, um Investigador começa com $50 e um Kit de Investigador (lanterna, canivete, duas mudas de roupa, livro de conhecimento esotérico, lente de aumento, mente sã, garrafa de bebida forte).
A próxima parte será a mais difícil, porque não são opções que você seleciona de uma lista. Você dará um nome ao seu Personagem e criará um pouco de seu histórico. Junto com esse histórico, é importante lembrar que você não nasceu um Aventureiro, Explorador ou Investigador. Ao crescer, você provavelmente foi exposto ao Ofício de seus pais. Talvez você tenha aprendido a forjar com seu pai, que era um ferreiro, ou talvez sua mãe fosse uma tecelã e tenha te ensinado a fazer e consertar roupas. Qualquer que seja a situação, você aprendeu algo sobre essa arte e ganha vantagem em situações em que pode usá-la. Escolha algum tipo de Ofício para seu personagem, seu Mestre decidirá como será aplicável durante o jogo.
Finalmente, todos os Personagens têm um princípio que os guia, que deve ser anotado na Ficha de Personagem. A Crença
é uma frase simples usada como força motriz para seu Personagem. Sua
Crença pode ser "sempre encontrarei uma solução diplomática", "Ouro pode
comprar felicidade" ou "Minha espada fala por mim". Essa crença não
está escrita em pedra e pode ser mudada ou aumentada com aprovação do
seu Mestre.