quinta-feira, 21 de novembro de 2024

4D&T - Raça: Meio-Dragão

Meio-Dragões

Dragões são criaturas mitológicas. Desde eras passadas consideradas como feras mágicas, bestiais e até divinas. Em muitos lugares vistas como monstros malignos, em outros, tratados como grandes sábios e protetores das raças mortais. E assim como poderosos, territorialistas, honrados e acumuladores, são também curiosos quanto aos valores da vida mortal, por isso, muitos dragões descem a terra e passam a conviver ou a estudar os mortais.

Nessa convivência, alguns confirmam que as raças mortais são o mau do mundo e outros encantam-se com a resiliências desses seres. E por vários motivos, se relacionam e têm filhos.

Essa é a parte bonita da história. Outros dragões não têm descendentes por amor, os têm para proliferação da raça, criam filhos de forma animal e selvagem.

Os dois tipos de meio-dragão têm aparência e poderes diferentes, mas podem conviver em sociedade normalmente. As pessoas lhes vêm como criaturas diferentes, mas nem por isso tão especiais como alguns acham que são.

Exemplos: Ryu de Breath of Fire; Fly de Fly (Dragon Quest); Mink em Dragon Half; os Dragonborn de Dungeon & Dragons.

• Habilidades: +4, +2 e -2 em três habilidades diferentes a escolha. Os Meio-Dragão são muito versáteis.

• Tipo Dragão: Embora descenda de uma raça mortal, não o é considerado. Ele é tratado como um Monstro para satisfazer pré-requisitos.

• Herança Mortal: Apenas Humanos e SemiHumanos podem ser Meio-Dragão, então, recebe um Traço Racial da raça a qual descende — exceto ajuste de Habilidade - e um de seus Defeitos (se houver).

• Herança Dracônica: Os seres eternos são poderosos por natureza, e seus sangue concede poderes aos seus descendentes. O Meio-Dragão escolhe um dos Talentos a seguir: Asas Dracônicas, Aumento de Habilidade, Ego, Escamas Dracônicas, Garras de Dragão, Imunidade Dracônica, Magia de Dragão, Foco em Perícia, Presença Aterradora, Rastrear, Regeneração, Sentidos Dracônicos, Servos do Dragão, Sopro de Energia, Técnica Secreta.

• Poder da Escama: O tipo do dragão é denunciado pela cor de suas escamas, mas não é um padrão. Normalmente um dragão verde cospe ácido, mas também pode significar que ele cospe radiação. O Poder da Escama define o tipo de energia do Sopro e confere Resistência a Energia 10 contra ele, porém, também confere Vulnerabilidade ao tipo de energia oposto. O Mestre deve validar essa escolha e isso nunca poderá ser alterado.

• Ligação Mágica: Um Dragão irradia Magia por natureza, com o Meio-Dragão isso não é diferente. Ele recebe +2 em Testes de Resistência contra Magias e escolhe entre Magias Arcanas ou Divinas para que suas CDs de Teste de Resistência aumentem em +2.

• Código de Honra: Dragões são seres honrados de certa forma, mesmo que com visões distorcidas das coisas ou numa visão que só ele compreenda. O Meio-Dragão recebe esse ímpeto, significando um Código de Honra a isso, e caso quebre seu Código de Honra perde sua Herança Dracônica até se redimir ou o tempo passar.

• Origem: Um Ryuujin nasceu do amor dos dragões, e devem ativar seus poderes, recebendo o Defeito Henshin. Os Ryuumare nasceram da selvageria dos dragões, e possuem aparência antropomorfica, recebendo o Defeito Monstruoso.

Talentos Dracônicos

Alguns dos Talentos do Traço Racial Herança Dracônica são diferentes e exclusivos para os Meio-Dragão, ou Monstro/Dragões que o Mestre deseje criar posteriormente, por isso, serão descritos a seguir:

Asas Dracônicas

Membranosas, de ossos largos e escamas fortes, as asas dos dragões são mais poderosas que as asas de outras criaturas. 

Benefício: Ele recebe deslocamento 12m, e com um teste de Vôo conseguem se deslocar até 18m.

Ego

Quando quer, o Dragão usa tudo que tem... E consegue. 

Benefício: Quantas vezes quiser, o Dragão pode escolher dedicar tudo que tem para uma tarefa (Ação Completa), ele recebe +4 no teste pertinente, mas se falhar, fica com o Ego Abalado, recebendo a Condição de mesmo nome até o fim da cena. Os efeitos de Abalado se acumulam caso falhe no uso dessa capacidade mais vezes.

Escamas Dracônicas

Grossas e bem simetricas, como uma cota de malha natural, as escamas dos dragões conferem uma resistência ímpar. 

Benefício: O Meio-Dragão recebe +2 como Armadura Natural na CA, e esse bônus aumenta em +1 a cada dois Níveis (até um máximo de +7).

Garras de Dragão

Com ossos fortes e rígidos como o mais resistente metal, as armas naturais dos dragões são imensamento letais. 

Benefício: Como o Talento Garras, mas os danos são 1D para as garras e 2D para a mordida; também podem ser outras armas, como na Novva Tokyo DLC.

Imunidade Dracônica

Dragões poderosos são imunes ao elemento que expelem. 

Benefício: O Dragão recebe Invulnerabilidade contra o elemento de seu Sopro — definido pelo Traço Racial Poder da Escama.

Magia de Dragão

Interligados com as energias naturais que movem o mundo, os dragões abundam magia. 

Benefício: Uma vez por dia, o Dragão pode adicionar o efeito de um Talento Metamágico a escolha ao lançar uma Magia (ou Técnica Secreta).

Presença Aterradora

A simples presença do Dragão causa medo aos mais fraco e desavisados. 

Benefício: Uma vez por dia, voce pode gastar uma Ação de Movimento para demonstrar sua presença, todos os alvos em Alcance Curto devem realizar um teste de Vontade (CD10 + Nível do Dragão + maior modificador do Dragão), em caso de falha, recebe a Condição Amedrontado, se tiver sucesso, fica imune a essa habilidade pelas próximas 24 horas.

Os efeitos duram ½D+1 rodadas, mas se o usuário fizer alguma ação contrária a imposta pela Presença, o efeito é cortado.

Sentidos Dracônicos

Seus poderes naturais aguçam seus sentidos, por isso vêm o mundo como ele realmente é. 

Benefício: Você recebe o Talento Sentidos Especiais, escolhendo 2 sentidos inicialmente, e a cada 2 Níveis recebe 1 Sentido Especial extra (até um total de 7).

Servos do Dragão

Kobolds são filhos desafortunados de dragões, gerados em abundancia, mas ainda ferozes como seus pais. 

Benefício: O Dragão conhece a Magia Criar Grunts, mas invoca Kobolds no lugar.

Sopro de Energia

A arma mais forte do dragão é seu sopro, onde ele concentra e expele sua própria essência através de sua boca.

Benefício: Como uma Ação de Rodada Completa, o Dragão pode expelir uma rajada de energia, definida pelo Traço Racial Poder de Escama. O Sopro atinge uma linha (12m) ou um cone (4,5x4,5m). O dano é igual a 1D por Nível do Dragão, todos os alvos realizam um teste de Reflexos CD 10 + Nível do Dragão + modificador de Cons do Dragão, em caso de sucesso, recebem apenas metade do dano, o Talento Evasão funciona contra o Sopro.

Só é possível usá-lo uma vez por sessão de jogo, mas também é possível forçá-lo, mas isso acarreta em dano no próprio Dragão. Ele recebe de volta metade do dano que causa.