segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Dace, Cavaleiro Rejuvenecido

Dace (Exalted 1e)

    Citação: "Se deixarmos aqueles Feéricos nos flanquearem, estamos mortos. Risa, leve seus homens para o sul agora! As tropas lá embaixo precisam de reforço antes que aqueles desgraçados atravessem nossas linhas."

    Prelúdio: Crescendo entre a companhia mercenária dos Lobos Vorazes, você sonhava em se tornar um capitão mercenário rico e famoso. Sua habilidade marcial e brilhantismo tático permitiram que você realizasse esse sonho. Você avançou nas fileiras, de infantaria para cavalaria, e eventualmente se tornou o tenente de confiança do comandante. Quando as tropas sob seu comando salvaram toda a companhia, o capitão anterior decidiu que havia encontrado um substituto adequado e entregou-lhe o comando dos Lobos Vorazes. Você teve uma longa e bem-sucedida vida como capitão dos Lobos por quinze anos. Você os levou a muitas vitórias e os transformou em uma das principais companhias mercenárias da Terra dos Rios. No entanto, à medida que começou a envelhecer, você não suportava a ideia de se aposentar e deixar as batalhas para soldados mais jovens. Você se tornou Exaltado pouco antes de a idade avançada o levar à morte em batalha ou a uma aposentadoria indesejada.

    A Exaltação veio com um preço; forçou você a desistir do comando dos Lobos. Percebendo que muitos de seus soldados agora o consideravam um monstro perigoso, você passou o comando para um de seus segundos e levou duas dúzias dos melhores e mais confiáveis soldados com você. Esperando transformá-los no núcleo de uma nova e ainda maior companhia, você os levou a Nexus, onde ofereceu serviços ao Conselho de Entidades em troca da promessa de abrigo contra a Caçada Selvagem.

    Dicas de Interpretação: Salvo da prisão em um corpo envelhecido pelo toque do poder divino, você conta cada dia de sua saúde e vigor renovados como uma vitória. Você está determinado a fazer o melhor de sua nova vida e planeja usar sua habilidade e força para mudar o mundo. No entanto, suas tropas sempre vêm em primeiro lugar, e qualquer plano que não veja o bem-estar delas é inaceitável. Elas sabem disso, e é por isso que o seguem quase a qualquer lugar.

    Imagem: Dace é um homem alto e robusto que aparenta ter por volta de 40 anos. Sua cabeça é raspada e ele usa um cavanhaque curto e grisalho. Ele tem olhos azuis penetrantes e um rosto robusto e marcado pelo tempo. Quando não está em batalha, ele usa calças e a camisa acolchoada normalmente usada por baixo da armadura. Suas únicas concessões ao seu status de Exaltado são algumas peças de joias pesadas de ouro.

    Equipamento: Daiklave de oricalco, armadura lamelar bem-feita, algumas peças de joias pesadas de ouro, um cavalo preto fino com arreios requintados e um uniforme de gala raramente usado para ocasiões especiais.

Dace, Cavaleiro Rejuvenecido (Exalted 2e)

Citação: Aqui é onde traçamos a linha! Daqui em diante, só avançamos!

    O que deveria ter sido a última batalha de um veterano marcado pela guerra transformou-se no primeiro dia da gloriosa carreira de um general Exaltado. Órfão da Era das Perturbações, Dace foi acolhido pela companhia mercenária Lobos Vorazes, crescendo entre os auxiliares. Ele limpava, consertava armaduras, cuidava dos cavalos e afiava armas, aprendendo brincando os fundamentos do combate com espada, escudo e corpo a corpo.

    Quando atingiu a idade certa, ingressou no campo de batalha como piqueteiro, mantendo-se firme apesar do medo avassalador. Sobreviveu à primeira batalha, depois à segunda e a muitas mais, crescendo em força e subindo gradualmente pelas fileiras. Na meia-idade avançada, havia se tornado o capitão mais respeitado da companhia, e foi a ele que o comando passou quando o comandante dos Lobos Vorazes se aposentou.

    No dia em que Dace Exaltou, a aposentadoria era a última coisa em sua mente. Empregado por Great Forks, ele e seus soldados estavam em desvantagem numérica diante de um exército de arqueiros, cavalaria e infantaria pesada de Lookshy. Os Lookshyanos haviam flanqueado suas forças, dividindo seus homens em pequenos grupos para serem eliminados pelos arqueiros. No entanto, a esperança não estava perdida. Dace percebeu que, se conseguisse romper um ponto específico da cavalaria, poderia desestabilizar a linha inimiga e dar aos seus soldados uma chance de se reagrupar.

    Os outros lutadores na única presa que ele conseguiu poupar para essa tentativa desesperada caíram mortos ou feridos, mas Dace permaneceu em pé e ileso. A rigidez em seu joelho desapareceu, sua visão à distância clareou pela primeira vez em anos, e a dor em seu ombro e cotovelo parecia nunca tê-lo incomodado. Ele rompeu a cavalaria de Lookshy, dispersou a linha inteira sozinho e avançou em direção aos arqueiros confusos mais adiante. Com coragem renovada, seus soldados se formaram atrás dele e expulsaram o restante dos Lookshyanos do campo. Não foi até que a força oposta estivesse em plena retirada que Dace percebeu que seu corpo estava no centro de uma coroa de Essência flamejante e que alguns de seus homens olhavam assustados para o símbolo ardendo em sua testa.

    No dia seguinte, Dace deixou os Lobos para trás, pedindo um núcleo de voluntários corajosos ao redor do qual fundaria uma nova companhia mercenária. Deste começo nasceu o exército mercenário Tigres de Bronze, que Dace baseou no Distrito Cinnabar de Nexus. Desde então, ele viajou extensivamente pelas Terras dos Catadores, perdendo batalhas raramente e conquistando vitórias aparentemente impossíveis contra raksha, mutantes do Wyld, homens-fera, mortos e até mesmo legionários do Reino de Greyfalls. Alguns dos feitos mais notáveis de seu exército incluem a restauração sem derramamento de sangue da família real da nação de Chask nos Cem Reinos ("A Batalha que Não Existiu") e sua vitória contra uma força imperial muito superior, mesmo encurralados contra o Rio Amarelo ("A Tragédia de Fucian"). Também participou da defesa de Nexus contra uma praga de demônios ("O Dia Escuro como a Noite").

    Dace respeita profundamente seus soldados e não tolera desrespeito à sua reputação. Ele jamais deixa soldados feridos para trás, se puder evitá-lo, nem permite que companheiros capturados apodreçam por muito tempo nas mãos inimigas. Seus soldados, por sua vez, honram Dace e o seguem com fé inabalável. Até mesmo aqueles mais perturbados e inseguros com relação ao seu novo status Exaltado estão dispostos a dar-lhe o benefício da dúvida.

    Dace também é amplamente conhecido por enfrentar em combate singular adversários que a maioria hesitaria em desafiar. Ele já enfrentou o Lunar Ma-Ha-Suchi, o cavaleiro da morte conhecido como a Donzela do Sorriso Sem Alegria, o inigualável cataphract raksha Lan-Shoki Hahna, a demonesa Zsofika e até mesmo o Emissário de Nexus. Embora ele não possa reivindicar vitória total em todos esses encontros, o fato de ter enfrentado tais inimigos formidáveis e sobrevivido já é notável por si só. Que ele vença mais dessas lutas do que perca é um testemunho de sua habilidade Celestial.


Estatísticas de Jogo

Name: Dace

Goal: Unify the armies of the Scavenger Lands under his command

Level: 2
Effort: 3 (1 subtle)
XP:

Influence: 3
Dominion: 0

Strength: 16 (+2) [5]
Dexterity: 13 (+1) [8]
Constitution: 16 (+2) [5]
Intelligence: 13 (+1) [8]
Wisdom: 13 (+1) [8]
Charisma: 16 (+2) [5]

Max HP: 15
Current HP: 10
Armor Class 4 (medium armor)
Attack Bonus: +2
Fray Die: 1d8

Hardiness 12
Evasion 13 (-4 to saves)
Spirit 12

Caste: Dawn (attacks automatically hit lesser foes)

Facts

  • Battlefield orphan, raised in a mercenary company.
  • Exalted from encroaching old age into a general of the Unconquered Sun.
  • Captain of the famed Bronze Tigers.​
  • ??????

Words (2 unspent points)

  • Martial Arts
  • Melee: All weapon attacks are magical, cannot be disarmed, summon any weapon ever used immediately to hand.
    • Nine Iron Walls (Instant): Commit Effort for the scene to gain an invincible defense against all physical attacks until the start of your next round.
    • Shattering Hand (On Turn): Commit Effort. Melee rolls and fray dice are always the maximum possible. Destroy barriers as thick as five feet of stonework in one round, as an attack or as part of a movement action.​
  • Navigate: Always know where you are, never lose your way to a known destination, treat travel as it if it were as restful and nourishing as a sound sleep and a good meal.
    • Swift Progress (On Turn): Commit Effort. You and all traveling companions move at double the daily rate, across any terrain, including mountains or seas. Impervious to natural climate problems.​
  • Presence: Set Charisma to 16. Communicate with any intelligent creature.
  • War
    • Invincible Iron General (Constant): All NPC soldiers under you gain +1 hit die, hit bonus equal to your level and Morale 11. All lieutenants know your orders, and you know the location, condition, and general activity of all units under your command.​

Weapons

Daiklaive: +4 to hit, 1d10+2 magical damage

Other Gear

Lamellar Armor (Medium): AC 5, Reflex -4

Well, as I suspected, starting characters in Godbound are quite a bit more powerful than starting Exalted characters. Dace has far more abilities than his Scroll of Heroes depiction, from the Command ability to speak and understand all languages, to the Navigate ability to travel swiftly (though he can't take his army with him yet). Since he had Ride 5, however, and all he had to show for it was charms for being really good with horses, I decided that deserved attention. Frankly, his Ride Charms can easily be covered by just being an Exemplar of War and Navigate. Of course his horse will always perform at its best and never get spooked in battle. It's all just part of who he is.