segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Mundo das Trevas Lite - Lobisomem: Os Destituídos


Lobisomem: Os Destituídos

Você é um dos Uratha, os monstros metamorfos que inspiraram as lendas de lobisomens. Eles vivem uma vida dividida entre o mundo da carne e o mundo do espírito, caçando presas para manter o equilíbrio entre os mundos, protegendo sua fronteira e seus territórios.

O Que Motiva Eles?

Lobisomens são motivados a caçar e continuar a missão dada a eles pela Mãe Luna de manter o Dromo—o limiar entre carne e espírito.

Sociedade

Os Uratha se organizam em alcateias. Essas alcateias assumem controle de um território que juraram proteger, caçando nela para proteger o Dromo. Os membros da alcateia são centradas ao redor de um Espírito Totêmico que eles coagiram a fornecer seu serviço, e seus territórios costumam ser focados nos arredores de pontos fracos no Dromo, chamados de Loci.

A Luta Interna: Harmonia

Lobisomens precisam manter um equilíbrio entre as partes de seu eu; a que é humana e carne, e a que é lobo e espírito. Um lobisomem que foca demais em seu lado humano corre o risco de perder a habilidade de mudar de forma ou viajar através do Dromo. Quanto mais ele perde sua humanidade, mais ele corre risco de desaparecer e se tornar um espírito bestial. Fúria também tem um papel importante nesse equilíbrio. A fúria do caçador é uma parte essencial da existência de um lobisomem, mas ela também coloca eles em risco de perderem o controle.

Origem: A Primeira Mudança

Lobisomens nascem da união de um humano e um portador do sangue do lobo. Eles vivem suas infâncias como humanos, sem notar o que reside dentro deles, mas muitas vezes ostracizados por sua ferocidade interior. Em algum ponto durante a adolescência eles sofrem a primeira transformação em um momento de pura fúria e se tornam lobisomens plenos.

Por que eles estão escondidos: Aluamento

Humanos que testemunharam lobisomens em suas formas sobrenaturais muitas vezes sofrem  insanidade temporária. Essa loucura desequilibra o mundo espiritual e enfraquece a barreira do Dromo. Além disso, Aluamento tipicamente faz com que o mortal esqueça o que ele viu.

Suas Lendas

Na era primordial anterior à história, Pai Lobo e Mãe Luna tiveram filhos juntos. Esses seres foram os primeiros lobisomens, abençoados com a ferocidade do Pai Lobo e a natureza mercurial de Mãe Luna. Pai Lobo era o espírito que protegia a barreira entre o mundo do Espírito e o mundo da Carne, mas ele ficou fraco, e seus filhos o mataram. Como punição, Mãe Luna os amaldiçoou a assumirem suas responsabilidades e serem vulneráveis a prata.

Poder Sobrenatural: Dons e Metamorfose

Lobisomens são capazes de conjurar magia espiritual potente que consome essência. Além disso, eles são metamorfos que podem assumir cinco formas: humana (Hishu), quase humana (Dalu), forma guerreira meio-homem/meio-lobo (Gauru), quase-lobo (Urshul) e lobo (Urhan).


Atributo de Poder: Instinto Primitivo

O poder intrínseco da natureza de lobisomem do Uratha. Quando ela aumenta, o lobisomem começa a apenas devorar carne, até conseguir consumir apenas a carne de espíritos, encharcada de essência, um predador instintivo quase sem racionalidade humana.

Energia Mágica: Essência

A energia efêmera que permeia a Sombra, a principal moeda e nutriente dos espíritos, a usando para se fortalecerem. Lobisomens, por serem meio-espíritos, usam essência para ativar seus Dons.

O Outro Mundo: A Sombra

Um mundo espiritual animístico que existe além do Dromo. Sua superfície é um paralelo ao mundo material que também o afeta. Há também o reino das Sombras Profundas que não é um reflexo do  mundo material.

Auspícios

Quando um lobisomem sobre sua primeira transformação, eles são marcados pela fase da Mãe Luna em que a transformação ocorreu. (Auspícios são similares a classes de D&D)

Cahalith (Lua Minguante)

Aqueles marcados pela lua minguante são os contadores de histórias e os guardiões de conhecimento da alcateia. Eles também são abençoados com sonhos proféticos. Eles tem afinidade com dons envolvendo Inspiração e Conhecimento. (Similares aos Bardos de D&D)

Elodoth (Meia Lua)

Os juízes e mediadores que ficam mais no limite do mundo da carne e o do espírito, agindo como juízes na sociedade lobisomem e diplomatas no mundo dos espíritos. Eles são abençoados com a habilidade de ver claramente a divisa entre a luz e a escuridão, a carne e o espírito, podendo as vezes instigar ou suprimir a fúria mortal de um lobisomem. Eles tem afinidade com dons envolvendo Intuição e Proteção. (Similares a um Paladino Leal Neutro de D&D)

Irraka (Lua Nova)

Os batedores, espiões, e rastreadores do mundo dos lobisomens. A conexão deles com a escuridão da Lua Nova facilita para eles aparecer subitamente próximos de suas presas prontos para atacar. Eles tem afinidade com dons envolvendo Evasão e Dissimulação. (Similares aos Ladinos de D&D).

Ithaeur (Lua Crescente)

Eles são os guardiões espirituais e ocultistas - os "xamãs" do mundo dos lobisomens. Eles conseguem usar um uivo espiritual que faz com que espíritos menores fujam de terror deles. Eles tem afinidade com dons envolvendo Elementos e Modelagem. (Similares aos Druidas de D&D)

Rahu (Lua Cheia)

Esses são os Guerreiros dos Uratha, aqueles com maior afinidade com sua fúria espiritual mas também capazes de ser estrategistas astutos. Eles são especialistas em ignorar ferimentos e continuar lutando. Eles tem afinidade com dons envolvendo Dominância e Força. (Similares aos Bárbaros/Guerreiros de D&D)

Tribos

Lobisomens escolher ser parte de tribos. As tribos transcendem seu bando e dá a eles uma ligação com uma ideologia mais global. Cada tribo é conectada a um tipo de presa que o lobisomem prefere caçar. Além disso, os membros de cada tribo seguem o exemplo de um dos filhos diretos do Pai Lobo, e compartilham de um mesmo juramento. (Tribos são similares a religiões de D&D)

https://i.imgur.com/VutgkDv.png

Garras de Sangue (Suthar Anzuth)

Não ofereças rendição que não aceitarias

Seguidores do Lobo Destruidor, esta é a tribo dedicada a vida de selvageria de um guerreiro na caçada e lealdade com a alcateia. A presa primária deles são outros Lobisomens que abandonaram ou falharam em sua missão de proteger o Dromo. Tem afinidade com os Dons Força, Fúria e Inspiração.

Sombras Descarnadas (Hirfathra Hissu)

A cada espírito o que lhe é devido

Seguidores do Lobo da Morte, eles são os guardiões de sabedoria oculta, desbravadores e exploradores das profundezas da Sombra e outros mundos ainda mais estranhos. A presa primária deles são espíritos desgarrados e outros habitantes perigosos da Sombra. Tem afinidade com os Dons Intuição, Morte e Elementos.

Caçadores nas Trevas (Meninna)

Que nenhum lugar sagrado em seu território seja violado

Seguidores do Lobo Negro, eles são os caçadores silenciosos e ferozes defensores de territórios. Eles caçam qualquer coisa que ameace seus territórios, mas tem um ódio em particular contra as Hostes por suas violações inerentes do Dromo. Tem afinidade com os Dons Dissimulação, Natureza e Proteção.

Mestres do Ferro (Farsil Luhal)

Respeita teu território em todas as coisas

Seguidores do Lobo Vermelho, eles são aqueles mais próximos e mais interessados em se adaptar para as mudanças do mundo humano. No entanto, humanos hostis são sua presa primária. Tem afinidade com os Dons Conhecimento, Modelagem, e Tecnologia.

Senhores da Tempestade (Iminir)

Não permitas que assistam nem atendam a tua fraqueza

Caçadores frios e brutais que buscavam inspirar força em todos os Uratha através do exemplo. Eles caçam primariamente os humanos possuídos por espíritos (os Usurpados). Tem afinidade com os Dons Dominância, Clima e Evasão.

Lobos Fantasmas (Thihir)

Embora eles não se alinhem com um dos Primogênitos e não sejam realmente uma tribo, os Lobos Fantasmas ainda juram o Juramento da Lua, mas que escolheram ignorar ou não conhecem a sociedade lobisomem.

Adversários

Os Puros

Os Puros são lobisomens que acreditam que os Destituídos, com seus juramentos para Luna de proteger o Dromo, são uma abominação, e eles caçam os Destituídos com fúria genocida.

- Escravos do Fogo (Izidakh): Líderes espirituais, eles seguem o Lobo Raivoso, motivados por um ódio fanático dos Destituídos, e determinados a extermina-los da face da Terra com fogo.

- Garras de Marfim (Tzuumfin): Matadores frios e calculistas, eles seguem o Lobo Prateado, e buscam pureza acima de tudo.

- Reis Predadores (Ninna Farakh): Monstros primitivos, eles seguem o Lobo Atroz na Caçada Sangrenta, tentando a todo custo recuperar seu paraíso primordial, Pangéia.

Espíritos

Nem todos os espíritos são inimigos dos destituídos. Mesmo assim espíritos que violam o território dos Uratha ou criam caos que enfraquece o Dromo precisam ser caçados.

Hostes

Eles foram deuses antigos na Sombra que Pai Lobo caçou e matou, mas mesmo assim fragmentos persistem. Eles buscam reforjar seus deuses anciões. Eles violam inerentemente o dromo e são capazes de causar danos terríveis. As hostes mais notáveis:

- Azlu (Hoste das Aranhas): Aparecem no mundo como aranhas mundanas, mas eles podem rastejar para dentro de humanos e manipula-los como marionetes. Um humano infectado por um Azlu logo se torna um casaco pele cheio de aranhas. Eventualmente, o Azlu vai ser tornar um híbrido horrendo de homem e aranha. Os Azlu são motivados à criar teias que endurecem o dromo, completamente selando o mundo dos espíritos do da carne em uma paródia da missão dos Uratha de manter o equilíbrio do dromo. Regiões infectadas pelos Azlu se tornam espiritualmente sem vida, deixando humanos e animais inquietos e apáticos.

- Beshilu (Hoste dos Ratos): Filhos do Rei das Pragas, as Hoste dos Ratos aparecem no mundo como ratos e como os Azlu eles infectam o corpo de um humano até eles virarem um casaco de pele por uma horda Beshilu e então um horrendo hibrido de homem e rato. Eles mastigam o dromo para destruir a barreira entre o mundo de carne e o de espírito. Onde eles infectam o mundo, espíritos escapam com frequência e humanos acabam se perdendo e indo parar na Sombra.

- Srizaku (Hoste dos Gafanhotos): Os que atacam como enxame e consomem.

- Halaku (Hoste dos Corvos): Os que caçam os campos de batalha e profanam cadáveres.

- Razilu (Hoste das Serpentes): Com motivações horrendas e alienígenas.

Os Usurpados

Não apenas humanos possuídos por espíritos, os Usurpados são um humano e um espírito fundidos em uma combinação letal de ambos. Pense, por exemplo, em um espírito da morte que se fortalece com cada morte, possuindo um humano e o instigando a se tornar um assassino em série metódico.

Os Idigam

Pesadelos lovecraftianos chamados de os Sem-Forma. Ao contrário de outros espíritos que refletem coisas no mundo real, os idigam não tem âncora. Ele foram banidos eras atrás para a lua, mas eles voltaram desde que os humanos pousaram lá. Pouco se sabe sobre esses espíritos alienígenas, mas sua presença mercúrica começou a fragmentar o equilibro delicado que os Uratha vinham mantendo no mundo. Uma coisa é certa - os Idigam odeiam os Uratha e quem destruí-los completamente.

Aliados

Sangue-Lobo: Nem todas as crianças de Lobisomens e humanos se tornam Lobisomens. Alguns mantém sua humanidade mas ainda tem uma conexão maior com o mundo espiritual. Eles muitas vezes se tornam aliados de alcateias de Lobisomens.

Eras Históricas

- O Mundo Partido (Era Neolítica, 5500-5000 AEC).
- Fome na Terra Negra (Mundo Egipcio, 1806 AEC).
- Destituídos por Roma (Conquista Romana da Germania, 9-12 EC).
- Lobos do Mar (Vikings, 700-1100 EC).
- A Grande Guerra (1ª Guerra Mundial, 1914-1918 EC).
- Medo e a Promessa Dourada do Amanhã (Era Dourada da Ficção Cientifica 1938-1946 EC).
- Cães da Rua Bowery (Guerra de Gangues em Nova Iorque, 1969-1979 EC).
- Era Moderna (200X-202X)