quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Micro-Cenário: Cortesia dos Goblins

Micro-Cenário:

Cortesia dos Goblins

por Melanie R. Meadors

Temas Possíveis: Civilização Perdida, Estranho em uma Terra Estranha, Amigos Entre Inimigos, Alianças Momentâneas, Azarão, Revolução

Inspirado Por: Labirinto - A Magia do Tempo, Z: A Cidade Perdida, O Mágico de Oz, Em busca de Watership Down e abelhas!

Goblin também é gente!

A maioria dos humanos bestas não sabem disso, mas goblins não são tão bobos quanto parecem! Então porque os humanos acham isso? Provavelmente porque eles insistem em pegar os que estão mais abaixo na hierarquia goblin, separando eles de seus irmãos, e então os humilham por não viverem de acordo com as expectativas bizarras dos humanos. As outras raças tolas acham que os goblins são como eles — mas não são! 

É claro que os goblins parecem estúpidos quando estão fora de seu elemento. Humanos também parecem bastante burros, se enfiando nas florestas, sem serem capazes de ver coisas que estão bem na frente dos narizes deles.

Sobre os Goblins

Goblins existem em comunidades chamadas de hordas. Se você já viu alguma comunidade tipo colmeia, como abelhas, formigas ou cupins, então você tem uma ideia de como uma horda funciona.

Como suas contrapartes insectóides, a sociedade goblin é dividida em três classes distintas:

1. A Rainha. A rainha é o pico da sociedade goblin. Ela é a responsável pelo bem-estar de toda a horda, garantindo que todos os papéis sejam cumpridos e que a horda funcione de forma eficiente. 

Uma Rainha pode ser uma ditadora benevolente, uma soberana maligna, ou ela pode ser uma líder que escuta as opiniões do resto da horda e tenta ser tão democrática quanto possível. Algumas Rainhas têm grupos de conselheiros que consistem de membros da classe Chique (veja abaixo). Cada horda funciona de forma diferente, mas sem uma Rainha, a sociedade da horda desaba. Ela mantém todos organizados e garante que as coisas serão feitas sem que tudo caia no caos.

A Rainha é o único membro da sociedade goblin que pode pôr ovos e ter descendentes. Ela põe dois ovos por ciclo lunar e esses ovos são então carregados e cuidados pelos Chiques que zelam por eles até chocarem. Se a Rainha estiver estressada demais, não consegue por ovos, então é importante que ela seja obedecida e protegida. Um equilíbrio de poder é mantido em uma horda saudável, para que a Rainha se sinta confiante em seu poder. Ela cuida para manter seus subordinados satisfeitos para que se importem com ela e, em troca, os subordinados a mantém feliz para que a população aumente para mantê-los seguros e para que tenha Batedores o bastante para encontrar comida para toda a horda.

Pode haver mais de uma goblin na horda, todas elas pertencentes à classe Chique, mas só uma merece ser Rainha. Se uma goblin se tornar ambiciosa o bastante para desafiar o poder da Rainha, a horda é dividida em lados e uma batalha acontece. O lado vencedor fica no lar da horda, e o lado perdedor é exilado e deve encontrar um novo lar, seja lutando contra outra horda ou descobrindo um local desabitado para recomeçar.

2. Chiques. Chiques são uma classe de Goblins que consiste de machos e fêmeas. Eles são a elite goblin, que formam a estrutura de apoio da horda. Chiques são mais inteligentes que Batedores, e são comandantes e conselheiros. Eles fazem os planos que Batedores executam. São altos e magros em estatura, têm orelhas pontudas e caudas com tufos de pelo nas pontas que combinam com o cabelo em suas cabeças, variando de tons pastéis a cores de pedras preciosas.

Os chiques machos zelam pelos ovos que a Rainha põe e competem entre si por atenção. É daí que vem o termo “Chique”. Os machos são bem mais vaidosos que as fêmeas e a moda é extremamente importante. Mas a moda é diferente de horda para horda. Algumas hordas localizadas em florestas e que não têm muita interação com outras heranças podem preferir estilos e roupas menos cosmopolitas e mais primitivas do que aquelas que vivem mais próximas de cidades humanas, e vice-versa. Quando a rainha escolhe um Chique como consorte, após ela por seu ovo, esse Chique carrega o ovo, o mantendo quente e seguro até que choque.

Chiques fêmeas são mais astutas e organizadas do que os machos, sendo responsáveis por liderar expedições de Batedores para encontrar comida, defender a horda, ou invadir outras hordas ou vilas de outras raças. Elas também garantem que as ordens da rainha estão sendo cumpridas. Devem ser competentes, mas não ambiciosas demais. Se a Rainha sente que há competição por seu trono, ela pode ordenar que uma Chique seja executada antes que cause problemas. As fêmeas são expressamente proibidas de procriar, e, de fato, não podem por ovos até passarem por um ritual secreto para se tornar a Rainha.

3. Batedores. Batedores compõem a maior parte da horda, e são de fato o que a maioria das pessoas imaginam quando pensam em goblins. Eles não são considerados inteligentes, embora isso seja parcialmente porque são criaturas que têm uma mente de colmeia. Eles confiam na força dos números ao invés de estratégia. Sob uma liderança forte, Batedores podem ser bastante poderosos. Mas sem liderança tudo decai rapidamente em caos, e é cada goblin por si.

Batedores têm a estatura baixa, orelhas pontudas, não têm cauda e são de gênero neutro. São incapazes de reproduzir e, ao contrário dos Chiques, nunca terão essa habilidade. São bagunceiros e desordenados e são responsáveis por tarefas como: conseguir (roubar) comida, ir em incursões e fazer quaisquer trabalhos braçais que precisem ser feitos. Não são tratados particularmente bem dentro da horda, apesar de numerosos, mas parecem ser ignorantes demais para notar. Chiques frequentemente abusam deles, mas também buscam ter a aprovação deles para obter poder sobre sua lealdade. Sozinhos, podem ser facilmente enganados, e outras heranças podem usar coisas brilhantes como suborno para que eles realizem seus desejos.

O Cenário

Essa horda de goblins em específico existe em uma rede de túneis e cavernas em uma floresta ao sul de uma cidade humana fortificada com um castelo ao centro. O líder desses humanos é o corrupto Rei Leonigel, que está paranoico que alguém possa tentar roubar seu trono — e com razão. Seus súditos têm fome, e ele está sempre à beira da guerra com reinos vizinhos, e vê seu papel mais como cobrador de impostos do que como protetor de seu reino.

A oeste do assentamento goblin há uma vila humana que mal sobrevive com o pouco dinheiro que tem. Porém têm animais e algumas plantações, o que é bem tentador para Batedores goblins que não ousam voltar para a horda de mãos vazias.

O assentamento goblin tem uma entrada principal em uma fenda de rochas gigantes a cerca de trinta metros da estrada que atravessa a floresta. Da entrada, um grande túnel principal leva para baixo, por dentro de uma colina, com ramificações em várias câmaras e túneis. Há aberturas nesses túneis perto de grupos de árvores, na lateral de colinas, e ocultas em margens de rios. Essas aberturas ou são bem guardadas ou têm armadilhas armadas.

Dentre as câmaras há berçários para os goblins filhotes, salões para os Chiques, dormitórios, refeitórios e, é claro, os aposentos da Rainha, que são mantidos em segredo da maior parte da horda. Goblins treinaram várias criaturas diferentes para montar guarda em certas seções de seus assentamentos, especialmente onde estão escondidos segredos e tesouros.

Ganchos de Aventuras

Em Tiny Dungeon, os jogadores podem não apenas lutar e interagir com goblins, mas ser goblins também! Isso significa que esse microcenário pode ser abordado de vários ângulos. Aqui estão algumas situações possíveis que podem trazer as personagens jogadoras ao centro dessa horda de goblins.

1. Fuga

Vocês mal escaparam com suas vidas (e membros, possivelmente, mas não façamos nenhuma suposição) após serem prisioneiros do Rei Leonigel. Famintos e exaustos, vocês estão tão ocupados olhando por cima dos ombros que não notaram o que está à frente de vocês — quatro batedores goblins! 

Vocês lutam? Fogem? Pedem ajuda a eles?

2. Reconhecimento

Você recebeu a missão de descobrir quem ou o quê está matando e roubando as criações de animais de uma pequena vila numa clareira de uma floresta. Você descobre uma horda de goblins vivendo por perto, mas eles são os culpados? Ou há um inimigo em comum?

3. Rebelião

Batedores goblins estão cansados de ser maltratados pelos Chiques. Afinal, não há mais delos do que de qualquer outra classe na horda? Batedores podem se unir em um grupo só de Batedores, ou talvez pedir ajuda de outras heranças deixando um aviso em uma taverna próxima que aventureiros podem ver. 

Para derrubar os chiques, Batedores precisam se infiltrar em sua área da horda, onde são explicitamente proibidos. O que há nesse lugar misterioso, o equivalente goblin da Ala Oeste? Que proteções eles têm? 

Que segredos ou tesouros estão escondidos por lá?

4. Investigação

Um bando de guerreiros encontra evidências de um assentamento goblin por perto e planeja uma invasão, uma vez que isso parece o lógico a se fazer. 

Quando eles iniciam seu ataque, porém, notam o quão magros e frágeis os goblins parecem ser. Não é uma luta justa. 

Por que esses goblins estão tão famintos e doentes?