quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Micro-Cenário: As Minas de Cristal

Micro-Cenário:
As Minas de Cristal

por Miguel Espinoza

Ninguém se lembra dos dias antigos, os dias melhores, os dias de luz e ouro. Quando o céu era azul e moedas podiam comprar uma refeição quente ou um local aconchegante pare se dormir à noite... isso, e muito mais. Mas tudo isso está perdido e esquecido. Esses são só dias sombrios, os dias vermelhos, os dias de tempestades psíquicas e chuvas de fogo.

A lenda diz que foram os Arquimagos que queimaram o mundo, com sua alta magia, suas joias estranhas e sua sede infinita por poder. Claro, não tem como saber o que exatamente aconteceu na época, mas não há dúvida de que foram eles que começaram a Tempestade Psíquica. E a prova disso é que a magia agora está estranha e perigosa.

Mas não tão perigosa quanto o Sobremundo. Ah, não! Lá em cima você estaria frito em um piscar de olhos, queimado pelas chuvas de fogo, ou acertado por um raio de prata... ou você poderia acabar nas entranhas de uma psiquimera, inteiro ou em pedaços…

Então é isso, você vai preferir ficar no Submundo, tentando viver um dia de cada vez. A não ser que esteja sem sorte e acabe como um escravo de um Capataz, forçado a trabalhar na superfície, minando esse cristais raros e estranhos pelos quais todos são tão doidos. Nesse caso, você terá uma existência curta, lá nas Minas de Cristal.

O Cenário

As Minas de Cristal são um microcenário de fantasia pós apocalíptica, no qual os sobreviventes são forçados a viver no subterrâneo, onde podem se abrigar das condições duras do mundo da superfície onde costumavam viver. Seu novo lar, porém, é uma terra de ninguém. Não há leis nem reinos, e os poucos assentamentos estão sob o flagelo dos Capatazes.

É um mundo no qual quando se quer algo, se toma; e se você conseguir manter o que tomou, é seu por direito.

As pessoas frequentemente se reúnem em grupos pequenos para caçar nas cavernas do Submundo, ou roubar aqueles mais fracos do que eles. Alguns loucos o bastante sobem para coletar coisas nas ruínas dos antigos reinos, encontrando alguma relíquia mágica em um dia bom — e sendo pegos por raios ou comidos na maioria dos dias.

Frequentemente se diz que há força nos números e esses grupos pequenos estão juntos mais por necessidade do que por amizade. Os jogadores podem ser um desses grupos, lutando pela sobrevivência, dia após dia. Então, sugiro que chame suas personagens jogadoras de Sobreviventes ao invés de Aventureiros. Também sugiro que seja brutal e os atinja com força, especialmente se estiverem sendo negligentes.

O Sobremundo

O mundo da superfície, conhecido como o Sobremundo, foi destruído pelo que chamam de Tempestade Psíquica: uma tempestade infinita de propriedades sobrenaturais. O céu está sempre coberto por suas nuvens vermelhas que brilham constantemente e rugem com trovões temíveis. As nuvens cospem fogo em intervalos estranhos; essas chuvas — feitas de lava — podem cair por dias, ou minutos, parando de repente e recomeçando quando menos se espera. Nos melhores dias, cinzas caem ao invés de fogo. Essas cinzas negras têm coberto o mundo da superfície por anos e anos, transformando-o em ermos escuros conhecidos como o Deserto Negro.

A tempestade também lança raios de prata que fazem pináculos de cristal surgirem do chão onde é atingido. Esses cristais vão do tamanho de uma árvore ao tamanho de uma torre. Em alguns lugares, os pináculos de cristal começam a se acumular um próximo ao outro, formando uma Floresta de Cristal. São para esses lugares que os Capatazes mandam seus escravos minarem os cristais, que dizem que aumentam os poderes psíquicos.

Psiquimeras

Estranhamente, de vez em quando, raios podem atingir um pináculo de cristal já formado — isso mesmo, um raio cai duas vezes no mesmo lugar no Sobremundo. Quando isso acontece, o pináculo de cristal é "fertilizado" com uma estranha energia psíquica pulsante que incuba durante um período de tempo aleatório. Durante esse tempo, a energia psíquica começa a absorver os pesadelos dos moradores do submundo, crescendo cada vez mais até a hora certa, e o pináculo de cristal se estilhaça, dando à luz uma psiquimera, uma fera terrível com a forma dos pesadelos que a alimentaram. Nenhuma psiquimera é igual à outra. Essas entidades podem variar de criaturas pequenas similares a humanoides a monstruosidades imensas. Como a pessoa que mestra, você tem liberdade total ao criar a aparência e nível de ameaça dessas criaturas, como com outros inimigos em Tiny Dungeon: sua imaginação é o limite.

O Submundo

O mundo sob a superfície também não é moleza. Além das ameaças subterrâneas naturais — pense nos tropos comuns de RPGs de fantasia —, as pessoas vivendo ali não são gentis umas com as outras, e pequenos bandos estão constantemente em guerra por abrigo ou comida. Some a isso os cruéis Capatazes, escravocratas que dominam um assentamento de tamanho considerável, graças a seus poderes psíquicos em ascensão. São eles (ou melhor, seus escravos) que minam os cristais no Sobremundo, para se alimentar deles e crescer em poder. Eles permitem que alguns de seus tenentes consumam os cristais também, para ficarem mais fortes para evitar que seus subordinados se oponham aos Capatazes. Como eles consomem os cristais, vocês querem saber? Bom, use sua imaginação. Todavia, consumir os cristais não é algo agradável, e a longo prazo eles começam a alterar e corromper o corpo. Alguns dos Capatazes mais poderosos são seres desfigurados com corpos arqueados cheios de protuberâncias cristalinas, com uma fragilidade física inversamente proporcional ao poder de sua mente. Há rumores de alguns poucos Capatazes que completaram um ritual de transformação, se tornando psiquimeras terríveis. Mas esses rumores precisam ser provados.

Então pense nesses cristais como o ouro de nosso mundo. Quem normalmente tem mais ouro em um mundo normal? Os governantes, então seus seguidores, então — se sobrar algum — as pessoas normais. Os cristais são então um tipo de moeda, mas uma ilegal. A pena para uso e posse não-autorizados de um cristal é a morte. É claro, isso não evita que as pessoas usem o cristal como moeda ou como um recurso. Quer dizer, se você vai morrer de fome de qualquer jeito, que diferença faz? Quando não se tem muito a perder, você arrisca quase qualquer coisa.

O que nos leva aos assentamentos. Os Capatazes estão começando a entender que se as pessoas não têm nada a perder, elas não têm nada a temer. Então estão começando a dar um conforto mínimo a essa pessoas: um teto sob o qual viver, alguma comida para se comer e — mais importante — algo a se fazer. Trabalhos como construtores, coletores e soldados são os mais comuns. Você é, obviamente, livre para inventar outros, de acordo com sua campanha.

Logo, os assentamentos estão começando a criar alguma estrutura no Submundo; no entanto, estão longe de ser sociedades justas e civilizadas.

A Paisagem

Como mencionado antes, a aparência do Submundo subterrâneo é basicamente a mesma que se encontra em outros RPGs de fantasia. Mas acrescente rios, lagos e cachoeiras de lava. Eles se formam quando o terreno da superfície acumula a chuva de fogo, e ela se infiltra através de buracos.

Regras Especiais

Novo Traço

  • Psiônico: Sim, é a minha voz na sua cabeça. Você despertou sua mente para os poderes psiônicos, se tornando capaz de feitos e maravilhas com um mero pensamento.

As mecânicas do Traço Psiônico são similares às do traço Tocado pela Magia, permitindo que faça pequenos feitos psiônicos sem esforço — telepatia, telecinese simples, etc. Efeitos mais poderosos são obtidos por meio de um Teste padrão — explosões mentais, telecinese mais forte, pirocinese, etc. Como com o traço Tocado pela Magia, a Mestre tem sempre a palavra final sobre o que e o quanto você pode fazer com esse traço.

Fragmentos de Cristal

Qualquer um pode consumir um cristal e criar algum estímulo ou poder estranho e talvez temporário. Mas, como mencionado antes, isso tem um preço. Um indivíduo psiônico pode usar esses fragmentos de cristal de forma mais segura, como se fossem pergaminhos de magia. Use os mesmos princípios para eles, permitindo efeitos mais poderosos quando as personagens psiônicas estilhaçam um cristal para usá-lo.

Magia Bizarra

A magia é quebrada no microcenário das Minas de Cristal, mas isso não significa que não exista. Todas as regras e Traços de magia estão presentes. Todavia, serão raros e suspeitos, porque os efeitos mágicos não são sempre confiáveis — mesmo os de itens mágicos.

Para representar isso, use as regras de magia normalmente, mas acrescente o seguinte: sempre que um jogador rolar um 1 em qualquer dado em um Teste de magia, um efeito descontrolado acontece. Cabe a você que mestra pensar nesse efeito, normalmente se encaixando com a situação ou magia usada. Seja criativo e imprevisível ao pensar esses efeitos; eles podem ajudar, atrapalhar, ser esquisitos ou só divertidos. E não se esqueça que um 1 pode surgir em uma rolagem de dados mesmo quando há sucesso. Então, se um jogador rolar um 1 e um 5, vai acertar seus inimigos com energia arcana e ter sua pele pintada de azul ao mesmo tempo.