Bardo
O confronto de lâminas, uma nota. Uma batalha lutada, um verso. A guerra do herói, uma canção.
Pré-requisito: Dois dos seguintes Traços - Carismático, Inspirador, Menestrel, Música Encantada.
Toda a vida é uma canção de magia e poder, e você é capaz de sintonizar nessa música universal com sua voz e seus instrumentos.
Após selecionar esse Traço, você deve escolher três Músicas de Bardo para se especializar. Você pode selecionar esse Traço múltiplas vezes. A cada vez que o fizer, poderá selecionar três Músicas de Bardo adicionais. Cada Canção requer uma Ação para ser utilizada.
Músicas de Bardo
Canção do Amor Incontestável: Quando a Canção do Amor é executada, o Bardo inspira paixão no coração de um ouvinte. Com um Teste padrão, um alvo se apaixona perdidamente pela primeira criatura em que colocar os olhos. A vítima será capaz de quase qualquer coisa para proteger ou ajudar seu “amor”, até mesmo arriscando sua vida. Caso o alvo seja atacado por seu “amor”, o efeito se dissipa. Em criaturas assexuadas ou de baixa inteligência, o efeito pode ser diferente — a vítima considera a criatura amada como sendo sua mãe. Dura 1 dia.
Canção dos Anões: Quando a Canção dos Anões é executada, 2d3 ouvintes ganham Vantagem em Testes relacionados à resistência, fadiga, marcha e exaustão para a próxima ação deles. Para obter um benefício contínuo, o Bardo pode manter a canção, transformando-a em uma canção de marcha. Se usada como uma canção de marcha contínua, o grupo pode percorrer 25% a mais em um dia de marcha. Esta canção não aumenta sua velocidade de movimento em combate. O impulso de movimento em uma marcha prolongada ocorre porque a canção mantém a exaustão afastada, permitindo manter um ritmo de caminhada mais rápido por um período prolongado.
Canção da Celeridade: A Canção da Celeridade concede velocidade
sobrenatural. Dois ouvintes de sua escolha podem imediatamente realizar
uma Ação. Cada Aventureiro só pode se beneficiar dessa Canção duas vezes
por combate.
Canção de Coragem: Quando executada, 2d3 pessoas ficam imunes ao medo enquanto a canção continuar.
Canção da Guerra: Quando executada, a Canção de Guerra remove a Desvantagem no ataque de um alvo escolhido pelo Bardo.
Canção do Lamento: Quando executada, a Canção do Lamento invoca profunda tristeza nos ouvintes. 1d3 inimigos de sua escolha que possam ouvir a Canção devem fazer um Teste de Defesa. Se falharem, sofrem Desvantagem em sua próxima Ação. Se você usar ambas as ações em seu turno para cantar a Canção do Lamento, você pode aumentar o efeito para 2d3 inimigos ou impor Desvantagem no Teste de Defesa para resistir aos efeitos da Canção (escolha cada vez que usar a Canção dessa forma).
Canção do Repouso: Quando executada, a Canção do Repouso protege os sonhos de 2d3 ouvintes que vão dormir dentro da próxima hora. Qualquer tentativa sobrenatural, oculta, psíquica ou de outra forma, de atacar ou penetrar nos sonhos dos adormecidos é feita com Desvantagem. Enquanto sob a influência da Canção do Repouso, os adormecidos recuperam 3 Pontos de Vida a cada duas horas (em vez de 1 a cada hora) e recuperam completamente todos os Pontos de Vida após 4 horas de sono ininterrupto (em vez de 6).
Canção do Sono: Quando executada, a Canção do Sono invoca um sono profundo nos ouvintes. 1d3 inimigos de sua escolha que possam ouvir a Canção devem fazer um Teste de Defesa. Se falharem, eles adormecem por 1d6 horas. Qualquer dano contra os alvos encerra esse efeito. Um alvo que já foi afetado por essa Canção nas últimas 24 horas tem Vantagem nos Testes de Defesa contra ela.