Anima
Como os heróis da Criação, o uso de Essência não é sutil. Normalmente, a aura de um Exaltado é tão tênue que é imperceptível para os sentidos mundanos, mas quando o Exaltado gasta motes de Essência, seu anima começa a brilhar.
Radiar Anima
Em qualquer momento, você pode acender seu Anima com a Essência dos seus arredores para gerar Mortes que podem ser imediatamente gastos em Encantos e outros efeitos ou para recarregar sua reserva de Motes. Assim como alimentar madeira a uma fogueira gera luz e calor, seu anima vai brilhar mais radiante e quente.
Radiar: Marque 1 de Anima para cada Mote gerado.
Drenar: remova 1 de Anima para cada Rodada durante um Combate, e remova 3 de Anima no final de cada cena.
Níveis de Anima
Os seguintes níveis de Anima são comuns para a maioria dos Exaltados, com as várias Castas e Aspectos podendo usar essas auras de poder para ganhar benefícios poderosos. O próprio Anima pode ser uma fonte potente de poder sobrenatural, mas ele também aplica penalidades severas para tentar se esconder, despistar, ou evitar ser notado.
0-2 Motes: Tênue (Nível 0) - Seu Anima é tênue e oculto. Entre 1-2 Motes, Marcas de Casta aparecem na testa do Exaltado, mas podem ser ocultadas por meios mundanos.
3-4 Motes: Radiante (Nível 1) - Sua Marca de Casta ou Aspecto brilham intensamente, penalizando Furtividade (-1). Marcas de Casta nesse estágio não podem ser cobertas por meio mundano, brilhando por cima de bandanas ou elmos.
5-6 Motes: Fogueira (Nível 2) - Seu Anima queima e espirala em uma fantástica demonstração de poder, tornando testes de Furtividade impossíveis.
7-8 Motes: Icônico (Nível 3) - Seu Anima incendeia em um pilar de energia, com sua imagem totemica se sobrepondo ou cercando ele - um guerreiro pode ser cercado pela imagem de um grande touro dourado, um feiticeiro pode ficar no centro de uma mandala elaborada, fixa atrás dele independente do ângulo.