segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Mundo das Trevas Lite - Changeling: Os Perdidos


Changeling: Os Perdidos

Os Perdidos foram roubados de seu mundo pelas Fadas Verdadeiras. Eles escaparam de seus atormentadores, mas retornaram para o mundo tocados por magia feérica. Incapazes de voltar a suas antigas vidas, eles precisam forjar um novo lugar para si mesmos neste mundo, e protegerem a si mesmos de seus antigos mestres.

O Que Motiva Eles?

Restaurar o máximo possível da ilusão de uma vida normal, e evitar as Fadas Verdadeiras.
Changelings se reúnem em bandos, para se protegerem das Fadas Verdadeiras. Eles costumam viver em sociedade, isolados dos mortais comuns, e em escala maior, eles se organizam nas Cortes Sazonais descritas abaixo.

Sociedade

Changelings se reúnem em bandos, para se protegerem das Fadas Verdadeiras. Eles costumam viver em sociedade, isolados dos mortais comuns, e em escala maior, eles se organizam nas Cortes Sazonais descritas abaixo.

A Luta Interna: Lucidez 

Changelings são alterados por seu tempo em Arcádia, cercados por magia feérica, e magia feérica não segue uma lógica facilmente compreendida por mortais. Changelings que perdem lucidez começam a ter dificuldade em distinguir entre o mundo real e o feérico, potencialmente ficando completamente insanos. Moralidade tem um papel importante em manter sua lucidez, assim como interagir com o mundo feérico e manter os contratos que você tenha compactuado. 

Origem: Abdução e Fuga 

Por um motivo ou outro, uma Fada Verdadeira ficou interessada em um mortal. Talvez eles tenham roubado o mortal quando ele era criança; talvez o mortal tenha sido seduzido a adentrar em reino feérico. Não importa como, o mortal acabou preso em Arcádia. Eventualmente, eles escaparam, encontrando o caminho de volta para o mundo real, mas seu tempo no reino feérico os alterando para sempre.

Como Eles Se Escondem: A Mascarilha 

Changelings se escondem usando a magia do glamour para tentarem voltar a suas vidas antigas, e se esconderem das Fadas Verdadeiras.

Suas Lendas

O que unifica os Changelings não é algum mito em comum, mas uma experiência em comum. Eles foram tirados se suas existências mundanas pelas Fadas Verdadeiras, mantidas em cativeiro, e fugindo pela sebe de volta para o mundo real, apenas para descobrir que as coisas nunca voltarão a ser como antes.

Magia Feérica: Contratos

A magia dos Changeling é baseada em Contratos - acordos anciões entre o mundo natural e seus mestres feéricos. Esses contratos são ativados ao gastar glamour ou encontrando e abusando de buracos no Contrato, que permitem ao Changeling usa-lo sem gastar energia mágica. 

Atributo de Poder: Fado 

O poder das fadas, uma força enigmática que permeia Arcádia. O Fado de um Changeling mede quanta afinidade ele tem com o poder feérico, e aumenta a resistência do Changeling a passagem do tempo. No entanto, um Changeling com Fado alta chama mais atenção das Fadas Verdadeiras, desenvolve taboos e vulnerabilidades por sua natureza feérica, e se torna dependente em Glamour, que vira um vício potencialmente fatal.

Recurso Mágico: Glamour 

A energia sobrenatural que alimenta todas as criaturas feéricas, obtida primariamente de emoções humanas destiladas. Usada para ativar contratos, invocar bênçãos, reforçar a Máscara, ou ativar itens feéricos.

O Outro Mundo: O Reino Feérico/Arcádia 

Esse é um horizonte distorcido e alienígena. Ele é belo, mas também terrível. As leis que governam as fadas não são as leis naturais ou mesmo magia humana, mas sim um vasto número de contratos. Entre o mundo mundano e o das fadas fica uma barreira chamada de Sebe.

Feição e Fatria 

Em Arcádia, os Changelings serviam as fadas verdadeiras em diversos papéis. O tempo em servidão distorce o corpo e a mente, moldando eles em Feições específicas. Eventualmente, eles começam a desenvolver especializações específicas, chamadas de Fatrias.

Feras - Um Conto de Abandono 

São os Changelings que foram usados ou tratados como animais durante sua prisão. Eles adquirem alguma parte da natureza e aparência de um animal, sensações bestiais e instinto eternamente em conflito por dominância contra pensamento humano e razão.

Exemplo de Fatrias:
- Sorrasteiros - Animais rastejantes.
- Celerigeiros - Animais corredores.
- Caçanalmas - Animais predadores/caçadores.
- Presavirosas - Animais venenosos
- Dorsolargos - Animais de carga.
- Penalventos - Animais voadores.
- Sobescarpas - Animais escaladores.
- Couraguados - Animais aquáticos.

Trevosos - Um Conto de Mistério 

São os changelings que foram imbuídos com a escuridão das Fadas, encarnando a sombra e o subterfúgio, medo e mentira. Embora eles não sejam transparentes, eles passam a sensação de serem menos substanciais que outros Changelings, sua magia se esvanece na luz do dia.

Exemplo de Fatrias:
- Antiquários - Acumuladores de conhecimento proibido.
- Fuçatúneis - O Monstro Debaixo da Cama.
- Sepulcreiros - Afinidade com os mortos.
- Vossimagens - Metamorfos ladrões de identidade.
- Toquevampes - Vampiros feéricos.

Elementais - Um Conto de Metamorfose 

Os que foram usados como objetos inanimados ou forças da natureza durante seu cativeiro pelos Outros. Quando eles retornam para o reino mortal, eles mantém uma fração do poder sobre os elementos que eles costumavam ser, e costumam ser extremamente resistentes, mas eles são os mais removidos da humanidade, muitas vezes tendo padrões de pensamento quase alienígenas.

Exemplo de Fatrias:
- Cerneterras - Terra/Lama/Areia/Pedra.
- Arejados - Ar/Nuvens/Vento.
- Manequins - Bonecas/Construtos.
- Almardentes - Fogo/Relâmpagos/Calor.
- Aquanatos - Água/Lagos/Charcos.
- Florestirpes - Plantas/Fungo/Madeira.
- Nevados - Gelo/Neve.

Belíssimos - Um Conto de Perfeição 

Os Changelings que foram roubados por uma Fada Verdadeira ter se apaixonado por eles, sendo levados para um mundo doce de prazeres vazios e traiçoeiros. Eles encarnam a graça e o poder, a beleza e a crueldade, capazes de encantar e ludibriar facilmente aqueles ao seu redor.

 Exemplo de Fatrias:
- Dragontinos - Guerreiros graciosos com Sangue de Dragão.
- Florescentes - Personificação de "bela flor"
- Resplandecentes - Transformados por Luz/Fogo/Gelo.
- Musas - Inspiração Artística.
- Bailarinas - Dançarinos, assassinos e artistas.

Ogros - Um Conto de Brutalidade 

São aqueles que receberam vasto poder bruto, servindo como guardas, gladiadores, e trabalhadores braçais em Arcádia, mas acabando endurecidos e brutais pelas torturas e abusos que eles sofreram nas mãos de seus mestres.

Exemplo de Fatrias:
- Aquáticos - Monstro do lago.
- Ciclópicos - Rastreadores com sentidos aguçados.
- Cernepedras - Corpo rochoso.
- Ralacarnes - Monstros devoradores de homens.
- Andalonges - Criptídeos e lendas urbanas.
- Gargantuescos - Gigantes que crescem com mágica.

Mirrados - Um Conto de Astúcia 

São aqueles que foram levados para trabalharem como ferreiros, artesões, ou em outros trabalhos manuais. Eles perderam alguma parte de si na Agréstia. Diminuidos em corpo e/ou mente, reduzidos para menos do que eles eram, muitas vezes ficando amargurados e vingativos. Sua aparência definhada, no entanto, esconde uma agilidade e destreza inumana.

Exemplo de Fatrias:
- Artistas - Artistas.
- Cervejeiros - Mestres na criação de bebidas alcoólicas.
- Chirurgiões - Doutores.
- Artífices - Inventores.
- Soldados - Combatentes e sentinelas.
- Oráculos - Profetas e adivinhos.
- Mateiros - Fazendeiros/Jardineiros.
- Castelães - Mordomos.

Fábulas - Um Conto da Humanidade 

Changelings em sintonia com as histórias contadas pela humanidade. Para se manterem seguros das maquinações dos Outros, eles encarnam papéis dentro dessas histórias, sendo especialistas em sentir e alterar o rumo das "histórias" que eles participam.

Exemplo de Fatrias:
- Qualquer uma, normalmente refletindo o papel mais comum deles encarnarem, ou algum personagem específico de contos de fada.

Cortes 

As Cortes são a principal estrutura da sociedade Changeling. Elas são grandes organizações sociais dedicadas a auxilio e defesa mútua, unidas via juramentos de lealdade.

Corte da Primavera - A Coroa de Chifres da paixão e desejo 

A Corte do desejo e esperança. Eles buscam esquecer de seus tormentos e criar beleza no mundo. Eles são aqueles que buscar ficar o mais perto da humanidade. Ao mesmo tempo, eles são muitas vezes guiados por seus desejos. Eles possuem contratos que permitem a eles manipular desejos dos outros, assim como contratos que lidam com crescimento e cura.

Corte do Verão - A Lança de Ferro da ira e retribuição 

Esta corte é dedicada a defender Changelings de ameaças diretas, especialmente aquelas vindas das Fadas. Eles podem ter qualquer ofício, desde guerreiros até políticos, desde que eles foquem em confrontar ameaças. Eles são guiados pela Ira, e seus contratos permitem que eles manipulem a raiva nos outros, assim como contratos que lidem com o sol e seu calor.

Corte do Outono - O Espelho de Chumbo de medos e barganhas 

Esta corte foca em usar o poder mágico das fadas, e usa-lo para inspirar medo naqueles que ameaçariam os Changelings. Seus contratos permitem que eles manipulem o medo nos outros, assim como controlar o clima.

Corte do Inverno - A Flecha Silenciosa de lamento e sutileza 

Esta corte é a corte dos mistérios, espionagem, e subterfúgio. Eles são marcados por uma tristeza profunda, e seus contratos permitem a eles manipular a tristeza, reduzir o pesar no coração dos outros, assim como controlar o frio e gelo de sua estação.

 

Outras Estruturas de Cortes:

- Cortes Direcionais/Orientais - Comuns na Ásia e lugares com forte influência asiática, sendo baseadas nas direções: Norte (Sofrimento), Leste (Inveja), Sul (Revolta), Oeste (Honra) e Centro (Reflexão).

- Cortes do Luz/Dia - Usadas nos países Eslávicos, baseadas nas emoções de Vergonha (Dia) e Repulsa (Noite).

- Cortes Regionais - Substituem as Cortes Sazonais, dependendo de variações do clima local: Temporada de Plantio (substitui a Primavera, Luxúria), Temporada de Furacões (substitui Primavera, Loucura), Estação da Seca (substitui Verão, Fúria), Temporada de Monções (substitui o Verão, Sanguíneo/Vingança), Longo Inverno (substitui o Inverno, Depressão).

- Cortes da Aurorais - Amanhecer (Esperança), Anoitecer (Fatalismo)

Adversários

As Fadas Verdadeiras 

Entidades insanas com poderes quase que divino, nativas de Arcádia. Elas são imensamente poderosas, e possuem motivações completamente alienígenas para mortais. Eles são os inimigos dos Changelings por serem a razão da existência transformada deles, após terem abduzido mortais do mundo mundano. Changelings sempre temem ser raptados novamente por elas.

Duplos 

Não são exatamente inimigos dos Changelings, e sim a fonte de muito sofrimento para eles. Os Duplos são construtos feéricos, criados para ficar no lugar do mortal que as Fadas Verdadeiras raptaram, vivendo a vida do mortal no lugar deles. Por eles serem réplicas perfeitas de quem os Changelings eram antes de serem abduzidos, e o fato dos Changelings sempre voltarem de Arcádia alterados, a existência deles torna difícil para um Changelings recuperar sua antiga vida.

Aliados

Encantados

Os Encantados são humanos que tiveram um encontro breve com a Sebe ou Arcádia, tendo sido afetados pela experiência, mas não transformados drasticamente como os Changelings. Eles tem acesso limitado a contratos, e são capazes de ver através da Mascarilha de um Changeling.

Eras Históricas

- As Sete Maravilhas (Grécia Antiga, 286-226 a.C.).
- Três Reinos de Escuridão (Era dos Três Reinos da China, 220-280).
- A Britânia de Arthur (Lendas Arturianas, 400-500).
- Réquiem para Regina (Inglaterra Elizabetana, 1587-1593).
- Lírio, Sabre e Espinho (Três Mosqueteiros, 1648).
- Uma Era Sombria e Escura (Inglaterra Industrial, 1812-1820).
- Fronteiras Misteriosas (Velho Oeste, 1865-1895).
- Um Labirinto de Fumaça e Sebe (Era Vitoriana, 1837-1904 EC).