quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Aventuras e Microcenários

Aventuras e Microcenários

O mestre define os desafios enfrentados pelos personagens. Você pode elaborar um desafio que dure uma só sessão ou a campanha inteira, o que demanda mais preparo. As aventuras podem ser inspiradas em algum universo já estabelecido, ou você pode inventar um.

Durante a criação do seu próprio mundo, pense no que seria legal e desafiador para os jogadores. Se for criar uma cidade ou um local complexo, pense em 3 ou 4 pontos importantes, que servirão de guia. Você não precisa montar a cidade inteira; se os jogadores perguntarem sobre um lugar que não foi planejado, você pode dizer que o tal lugar não existe. Pode ser que uma cidade normal tenha açougues, mas uma comunidade de lagartinos, não, já que ali cada um caça a própria comida e divide com os vizinhos. Faria sentido, não? Outra alternativa é improvisar, que pode ser bem divertido!

Se quiser criar seu próprio microcenário, siga os seguintes passos:

  • Defina os Temas: os assuntos que o cenário aborda ou qual clichê está sendo reproduzido. 
  • Pense no Conceito: o pontapé inicial, ponto em que fica definido o problema e as características importantes do cenário e onde você pensa quais regras opcionais vai usar.
  • Elabore o Cenário: uma cena inicial, um gatilho que você pode ler ou recitar aos jogadores para descrever a situação. É uma cena que incita a ação.

Como mestre, você não precisa definir ganchos, a não ser que queira escrever e compartilhar esse microcenário com outras pessoas. Mesmo assim, você pode deixar prontos e selecionados todos os inimigos e personagens importantes da aventura.