segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Regra Opcional: Fontes de Poder

Regra Opcional: Fontes de Poder

 Para adicionar um pouco de customização narrativa, você também pode determinar a Fonte de cada um dos poderes do seu Personagem.

O jeito mais simples de determinar uma Fonte é relacionar ela com a origem dos seus poderes. Por exemplo, se a origem de um Personagem é “Mutante”, ele pode ter Imunidade: Respirar (Mutante), Regeneração (Mutante), e Cura (Mutante). A Fonte de todos esses poderes é o fato do personagem ser um mutante.

Se um poder vem de uma Fonte diferente da origem do personagem, você pode marcar que ele tem outra origem. Por exemplo, um Personagem tem Teletransporte (Mutante), mas também consegue lançar uma rajada mística que foi ensinada a ele por um mago, e por isso tem Rajada (Magia) como um poder.

Usar esse método permite a você expandir as opções de Limitações de poderes e de Fraquezas para seus supers. Alguns poderes podem até ter justificativa para ter mais de uma Fonte!

Por exemplo, um Personagem poderia ter Blindado II como Traço de poder, com a Limitação (Magia) como customização, o que significa que ele se aplica apenas contra Magias (ou alternativamente, que ele não funciona contra dano mágico). Nesse caso, definir as Fontes de cada poder tem um impacto claro no Personagem.

Aqui estão algumas sugestões de Fontes de poder:

  • Superciência: Combina com armaduras tecnológicas (como a que o Heróis Blindados usam), e outros poderes baseados em dispositivos de alta tecnologia. 
  • Mutante: Combina com personagens cujos poderes vem de seu nascimento ou que são semi-humanos.
  • Magia: Combina com personagens cujos poderes são derivados de relíquias místicas, treinamento místico, ou pactos demoníacos, por exemplo.  
  • Alienígena: Combina com personagens que não são da Terra e cujos poderes são inatos a sua biologia ou tecnologia (o que significa que você pode combinar Superciência com Alienígena, no caso de tecnologia alienígena). 
  • Mundana: Um poder mundano não tem uma Fonte excepcional, sendo derivados de treinamento rígido, tecnologia moderna, ou habilidade natural. 

Em conclusão, o objetivo de Fontes de poder é melhorar a narrativa da história, não forçar um sistema estritamente mecânico para classificar de onde vem seus poderes.