Criação de Super-Herói
A Criação de um Personagem Super-Herói funciona de uma maneira um pouco distinta da Criação de Personagem padrão. Dessa forma, as etapas abaixo substituem a Criação de Personagem do livro Básico.
- Selecione um Arquétipo de Super-Herói. Anote o Traço Único concedido por ele (se houver), e seus Pontos de Vida iniciais.
- Selecione três Traços de Poder. Você pode escolher um Traço normal em vez de um Traço de Poder se desejar. O número de Traços pode mudar dependendo do Nível de Poder definido pelo Narrador.
- Selecione um Nome e Histórico
- Selecione uma Origem para seus Poderes.
- Selecione uma Fraqueza.
- Selecione um Grupo de Armas para obter Proficiência.
- Selecione uma Motivação.
Selecione um Arquétipo de Super-Herói
Escolher um Arquétipo é o primeiro passo na criação de seu Super-Herói. A maioria deles concede ao Personagem um Traço exclusivo, que pode ajudar a definir seu ponto inicial, definindo o nicho que eles ocupam no mundo.
Exemplo: Um personagem Lutador possui o Traço Golpes Poderosos, que indica que ele não só luta com frequência, mas ele é capaz de lutar contra inimigos com grande resistência a dano; um personagem Estrategista não só sabe lutar em equipe, como é perito em improvisar planos, direcionando os ataques de seus colegas com Líderança.
O Arquétipo também informa os seus Pontos de Vida iniciais, a sua saúde e medida de quanto dano você consegue resistir antes de cair.
Selecione 3 Traços
Além de Traços normais, um personagem Super-Herói pode escolher também Traços de Poder. Esses Traços são mais poderosos que Traços normais, e são divididos em três níveis de poder, chamados de Rank. Ao contrário de Traços normais, um Traço de Poder pode ser adquirido múltiplas vezes, até no máximo Rank 3.
Selecione um Nome e Histórico
A próxima parte vai ser a mais difícil, pois não depende de opções selecionadas em uma lista. Você vai precisar dar um nome para seu Super-herói, e definir um pouco do histórico dele. Junto com esse histórico, você deve definir quem ele era antes de ser um Super-herói. A não ser que ele tenha nascido em uma família de Super-heróis, ele provavelmente foi exposto a alguma profissão mundana. Talvez o seu pai seja um químico, e ele tenha ensinado um pouco sobre laboratórios para você (talvez um dos experimentos dele seja a origem do seu poder!). Talvez sua mãe seja uma bilionária, e o tempo seu com ela tenha ajudado você a aprender sobre negócios e investimentos. Ou talvez você mesmo trabalhou em alguma profissão mundana antes de ser um Super-herói, e não esqueceu do que aprendeu em sua nova carreira.
Qualquer que seja o seu Histórico, você recebe Vantagem em situações onde é possível aplicar esse conhecimento. O narrador define quando e se ele é aplicável ou não em uma situação durante o jogo.
Selecione uma Origem para seus Poderes
Você deve selecionar uma das seguintes Origens de superpoderes. Você recebe Vantagem em todos os Testes que não sejam de ataque/combate relacionados a sua Origem.
- Alienígena
- Dimensional
- Aprimorado (Supersoldado)
- Inventor
- Mágica
- Mutante
- Tecnológica (Ciborgue, etc.)
Para adicionar um pouco de customização narrativa, você também pode determinar a fonte de cada um dos seus poderes. Para customização mecânica de seus poderes, confira as regras de Traços de Customização.
Selecione uma Fraqueza
Cada Super deve selecionar uma fraqueza a sua escolha. Quando confrontado pela sua fraqueza, eles precisam rolar com Desvantagem até sua fraqueza for removida da área. Essa fraqueza pode ser qualquer coisa, desde um item, minério, ou até uma forma de energia, alguém importante para você (como um amigo, paixão ou alguém da sua família), ou até mesmo o risco de sua identidade secreta ser revelado.
Fraquezas são feitas para serem ferramentas narrativas para o Narrador usar para criar uma trama mais envolvente. Elas não são ferramentas mecânicas rígidas e inflexíveis, e sim ferramentas dramáticas.
Selecione um Grupo de Armas
Próximo, você escolhe um grupo de armas que você é Proficiente. Há cinco grupos de armas; Combate Desarmado, Corpo a Corpo Leve, Corpo a Corpo Pesada, À Distância Leve, e À Distância Pesada.
Desse grupo, você seleciona uma arma específica (ou estilo marcial no caso de Combate Desarmado) que você é Especialista. Por exemplo, você pode selecionar Corpo a Corpo Leve como grupo de armas que possui Proficiência, e desse grupo pode escolher adagas como a arma que você é Especialista. Seu Personagem começa com uma arma a sua escolha, idealmente a arma com a qual ele é Especialista. Não tenha medo de ser criativo—você pode ser Especialista com adagas, mas há diversos tipos de adagas que seu Personagem pode usar, como punhais, katares, ou navalhas.
Um Super-herói com Proficiência em Combate Desarmado que adquira o Traço Artes Marciais pode rerolar o teste de Ataque Desarmado ou de Desviar uma vez adicional por dia.
Também é importante definir a aparência e uniforme de seu Super-herói, e se ele possui uma identidade secreta ou não.
Selecione uma Motivação
Todo herói tem algo que o levou a se tornar um herói — uma motivação que o mantém lutando quando as coisas ficam difíceis. Algumas vezes, a motivação é a única diferença entre um herói e um vilão. O que faz um herói lutar pelo bem em vez de se voltar para objetivos mesquinhos? Como ela afeta seus métodos de combate ao crime? Há alguma coisa que possa mudar a motivação do herói?
Alguns exemplos de Motivação incluem: aceitação, adrenalina, cobiça, fazer o bem, justiça, patriotismo, reconhecimento, responsabilidade.
Alternativamente, de acordo com o Narrador, outros sistemas de classificação podem ser usados, como Alinhamentos, Cores de Mana, ou Patrono Divino.