quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Compêndio de Monstros: Anjo

Anjo

"A muito tempo atrás, eu fiz um juramento para Bahamut. Esse juramento é a única coisa te mantendo vivo no momento."

-- Andravar, anjo de Vecna

Como manifestações de vontade divina, os anjos se envolvem no assuntos dos mortais muito mais do que as próprias divindades e exarcas. Anjos agem tanto abertamente quanto em sigilo, muitas vezes prestando serviço como emissários, generais e até mesmo assassinos. Embora um mortal em dez mil possa se considerar sortudo por ter sua vida tocada por um anjo, aqueles que se intrometem nos assuntos dos deuses podem esperar encontrar dezenas de anjos - muito provavelmente no lado oposto do campo de batalha.

Anjo da proteção, anjo da batalha, anjo da vingança

Criações da Eternidade Astral

Anjos servem os deuses, e por isso muitos acreditam que foram criados por eles. Na verdade, os anjos são seres astrais poderosos, que surgiram durante os primeiros momentos da formação do Mar Astral. Os anjos são feitos da mesma essência que os deuses, criados como parte da ordem celestial original. 

Eles existem como expressões do Mar Astral, energia consciente em forma humana. Talvez a vontade dos deuses tenham causado o surgimento de anjos a partir de essência astral disforme, mas não foi um ato consciente de criação. Diferentes tipos de anjos têm chamados distintos; eles são manifestações de vocações celestiais, como proteção, batalha e vingança. Embora suas aparências variem, todos os anjos têm forma vagamente humanoide, com traços masculinos ou femininos, e uma extremidade inferior que se desfaz num rastro de energia.

Servos dos Deuses

Durante a Guerra do Alvorecer entre os deuses e os primordiais, os anjos se ofereceram como guerreiros para os deuses que melhor refletiam suas vocações. Hoje, eles continuam servindo como um exército mercenário para quem estiver disposto a pagar seu preço - seja riqueza, poder ou uma causa digna de sua atenção. Dessa forma, os deuses compartilham anjos com os mortais. A maioria dos anjos são servos sem nome, se orgulhando de ter poucos traços de personalidade, o que lhes permite se integrar facilmente ao serviço de qualquer deus que os convoque. A missão dos anjos é realizar a vontade das divindades, não se apegar a um deus e promover sua causa acima da dos demais.

Nem todos os anjos compartilham essa atitude. Alguns preferem servir a um único deus, adaptando elementos da ornamentação e simbolismo dessa divindade em seus trajes angelicais. Outros anjos desenvolvem personalidades fortes e escolhem nomes. Esses anjos determinados podem se tornar exarcas dos deuses que servem ou traçar caminhos bizarros através do Mar Astral antes de desaparecer, serem destruídos ou desvanecerem da existência.

Anjo da autoridade, anjo da luz, anjo da supremacia

Limitados por Juramentos Divinos

Os deuses e seus servos frequentemente têm objetivos conflitantes. Como resultado, os anjos às vezes travam batalhas entre si. Mesmo assim, eles nunca auxiliam rituais ou sacrifícios que possam colocar em perigo uma divindade ou eliminar um grande número de anjos rivais. Eles lutam entre si em duelos ou em grupos com dúzias de anjos, se esse for o desejo de um deus ou outro detentor de poder divino, mas não irão destruir voluntariamente portais planares, despedaçar domínios astrais ou matar deuses. Nenhum anjo pode fazer um ataque direto a um deus, pelo menos não sem consequências graves para o anjo e talvez para a ordem celestial.

Um anjo segue outras regras e códigos de conduta de acordo com a divindade que ele serve. Um anjo de Kord deve ser decisivo e corajoso, enquanto Vecna exige que seus anjos sejam analíticos e astutos. Um anjo continua mantendo seus juramentos antigos feito a um deus enquanto serve a outro, e muito pode depender do equilíbrio delicado de obrigações conflitantes do anjo.

Anjo do Amor

Anjo do Amor

  • PV: 5 (Média)
  • Descrição: Originalmente os arautos e mensageiros dos deuses, responsáveis por trazer esperança e purificar o coração dos mortais, os anjos do amor buscam redenção por uma traição ancestral.
  • Traços:
    • Toque Pacificador [Ataque Corpo a Corpo]. Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente à você, impedindo o alvo de usar Ações de movimento até o próximo turno do anjo do amor se acertar.
    • Raio Flamejante [Ataque à Distância]. Teste 2d6 contra um inimigo Perto ou Longe de você, causando 1 ponto de dano por fogo se acertar.
    • Beijo da Paixão.
    • Beijo Casto.
    • Mudar de Forma.
    • Voo. O anjo do amor sabe voar.

Táticas do Anjo do Amor

Um anjo da autoridade permanece na retaguarda, lançando raios e fortalecendo aliados com Inspirar sempre que possível.

Conhecimento sobre o Anjo do Amor

  • Originalmente, anjos do amor eram os arautos e mensageiros dos deuses, encarnando a compaixão dos deuses pelos mortais.
  • Anjos do amor também eram enviados para confortar mortais solitários de grande valor para os deuses. Com um beijo casto, os anjos do amor purificavam o mortal, curando todos os males que afligiam seu corpo, mente e alma.
  • A maior parte dos anjos do amor foram seduzidos e corrompidos pelas promessas do Arcanjo Asmodeus, lutando ao seu lado em rebelião contra os deuses, se tornando as Súcubos, os diabos da luxúria.
  • Os anjos do amor que permaneceram fiéis aos deuses abdicaram de suas formas de energia, assumindo formas de carne, e abandonaram o mar astral em penitência pela traição de seus irmãos.
  • Para cada ato vil cometido pelas súcubos, os anjos do amor realizar 7 atos bondosos em oposição. Segundo as lendas, esse também é o primeiro passo para uma súcubo encontrar redenção, realizando 7 atos bondosos para cada ato vil que elas cometeram desde a queda.

Encontros com Anjos do Amor

Um anjo do amor quase nunca atua junto de outros anjos, preferindo atuar ao lado de mortais.

Anjo da Autoridade

Um anjo da autoridade é o porta-voz de uma divindade. Esse anjo governa outros anjos e servos de uma divindade dentro e fora do combate.

Anjo da Autoridade

[WIP]

Táticas do Anjo da Autoridade

Um anjo da autoridade permanece na retaguarda, lançando raios e fortalecendo aliados com Inspirar sempre que possível.

Conhecimento sobre o Anjo da Autoridade

  • Um anjo da autoridade é o arauto de uma divindade específica. O anjo cuida das tarefas mais importantes relacionadas à proteção e bem-estar do domínio da divindade.

Encontros com Anjos da Autoridade

Um anjo da autoridade lidera anjos da proteção, vingança, supremacia, batalha, e coragem. Ele também administra ou guia os outros servos de uma divindade que não sejam anjos.

Exemplo de Encontro:
- 1 anjo da autoridade
- 2 anjos da vingança
- 3 anjos da luz

Anjo da Batalha

Anjo da Batalha

  • PV: 8 (Alta)
  • Descrição: Os anjos da batalha comandam os anjos da bravura, mas também lideram grupo de mortais em combate.
  • Traços:
    • Alfange [Ataque Corpo a Corpo]. Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente ou Perto de você, causando 1 de dano se acertar.  
    • Asas Angelicais. O anjo da batalha sabe voar de forma graciosa, recebendo uma Ação extra em seu turno que só pode ser usada para movimentar-se voando.
    • Carismático. O anjo da batalha recebe Vantagem ao tentar convencer alguém de algo ou ao tentar influenciar essa pessoa.
    • Inimigo Escolhido. Como uma Ação, um alvo ferido pelo anjo da batalha é designado como seu inimigo, ficando banhado numa luz etérea. Ataques contra o alvo recebem o benefício de Vantagem. O anjo não poder ter mais de um inimigo escolhido ao mesmo tempo.
    • Resistência Heroica. O anjo da batalha reduz todo dano que ele sofre em 1 Ponto, até um mínimo de 1 ponto.
    • Tempestade de Lâminas (Ataque Corpo a Corpo). Laminas afiadas explodem das asas do anjo, obrigando todos os inimigos Adjacentes ou Perto do anjo a fazerem um Teste de Defesa para não sofrerem 2 de dano. Após usar esse ataque, o anjo perde o Traço asas Angelicais, podendo apenas levitar próximo ao chão até suas asas se regenerarem (1d6 horas).

Táticas do Anjo da Batalha

O anjo da batalha emprega uma combinação de táticas terrestres e aéreas. Contra os adversários mais resistentes, o anjo usa inimigo escolhido e decola, usando a ação extra de asas angelicais para se manter fora do alcance de ataques corpo a corpo de seus adversários, usando o movimento extra para subir novamente aos ares após descer para ataca-los. Ele reserva tempestade de lâminas para o fim da batalha, quanto acreditar que não será mais necessário voar, devido à iminência da morte ou da vitória.

Conhecimento sobre os Anjos da Batalha

  • Como indica o nome, os anjos da batalha lideram destacamentos inteiros em combate. Embora desempenhem uma função similar à dos anjos da coragem, são os anjo da batalha que são convocados para lutar contra grandes ameaças.
  • Quando um deus envia um anjo da batalha para lidar com uma situação, é improvável que ele esteja enviando uma mensagem ou buscando negociação. Os anjos da batalha são arautos da guerra.

Encontros com Anjos da Batalha

Um encontro típico inclui um anjo da batalha apoiado por dois anjos da proteção e vários anjos da bravura. Os anjos da batalha também agem como líderes em grupos mistos de criaturas devotadas a serviço de um deus.

Exemplo de Encontro:
- 1 anjo da batalha
- 2 anjos da proteção
- 4 anjos da bravura

Anjo da Bravura

Anjo da Bravura

  • PV: 4 (Média)
  • Descrição: Os anjos da bravura, embora corajosos e ferozes, são os mais fracos e numerosos dos anjos, a serviço de qualquer divindade.
  • Traços:
    • Espada Longa & Adaga [Ataque Corpo a Corpo] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente à você, causando  de dano se acertar. 
    • Destemido. O anjo da bravura é automaticamente bem-sucedido em quaisquer Testes relacionados à coragem, bravura, resistência ao medo ou intimidação.
    • Lâminas Ígneas. Um anjo da bravura causa +1 de dano por fogo com seus ataques se estiver com metade ou menos de seus PVs.
    • Voo. O anjo da bravura sabe voar.

Táticas do Anjo da Bravura

Os anjos da bravura empregam táticas simples de combate corpo a corpo. Eles trabalham bem com outros de sua raça, flanqueando os inimigos e concentrando seus ataques no oponente mais poderoso.

Conhecimento sobre os Anjos da Bravura

  • Os anjos da bravura são os soldados dos deuses, servindo em grandes exércitos sob as ordens de sacerdotes mortais ou de anjos mais poderosos. Quando um clérigo precisa de quantidade para cumprir uma tarefa, eles são os mais indicados.
  • Quando um seguidor devotado de uma determinada divindade faz algo que agrada o seu deus, como demonstrar coragem em nome dele, um anjo da bravura pode ser enviado para recompensá-lo. Recompensas adequadas incluem itens mágicos ou até mesmo os serviços do anjo por 10 dias.

Encontros com Anjos da Bravura

Os anjos da bravura compõem grupos mistos de criaturas a serviço de um determinado deus, ou de um clérigo poderoso. 

Exemplo de Encontro A:
- 2 anjos da bravura
- 1 shadar-kai combatente
- 1 duplo assassino
- 1 shadar-kai bruxa

Exemplo de Encontro B:
- 2 anjos da bravura
- 2 basiliscos olho de pedra
- 1 ofidiano celebrante
- 3 ofidianos fanáticos

Anjo da Luz

Anjo da Luz

  • PV: 12 (Média)
  • Descrição: Feito puramente de energia divina, um anjo da luz existe como uma brilhante personificação do subconsciente de uma divindade.
  • Traços:
    • Glaive Angelical [Ataque Corpo a Corpo Pesado] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente ou Perto de você, causando 2 de dano se acertar.
    • Radiância Final.
    • Destemido. O anjo da bravura é automaticamente bem-sucedido em quaisquer Testes relacionados à coragem, bravura, resistência ao medo ou intimidação.
    • Lâminas Ígneas. Um anjo da bravura causa +1 de dano por fogo com seus ataques se estiver com metade ou menos de seus PVs.
    • Voo. O anjo da bravura sabe voar.

Táticas do Anjo da Luz

Uma equipe de anjos da luz se espalha e tenta atacar o maior número possível de alvos. Eles nunca recuam da batalha.

Conhecimento sobre o Anjo da Luz

  • Um anjo da luz é um pensamento subconsciente de uma divindade, aparecendo no Mar Astral como uma partícula de energia pura até receber direção de anjos mais poderosos. O pensamento que originalmente o formou impulsiona suas ações eternamente.
  • Embora direcionados pelos pensamentos de uma divindade, anjos da luz podem agir independentemente para ver esses pensamentos realizados. Houve até ocasiões raras em que anjos da luz agiram de maneiras contrárias ao dogmas de seus criadores, em tentativas zelosas de ver essas ideias se tornarem reais.

Encontros com Anjos da Luz

Anjos da Luz atuam ao lado de outros anjos, ou como parte de grupos maiores aplicando a vontade de sua divindade.

Exemplo de Encontro:
- 1 anjo da supremacia
- 4 anjos da luz
- 1 marut concordante

Anjo da Proteção

Anjo da Proteção

  • PV: 7 (Alta)
  • Descrição: Os anjos da proteção servem como guarda-costas para pessoas importantes ou quem quer que os invoquem. Eles também protegem templos e outros lugares relacionados às divindades a quem servem.
  • Traços:
    • Espada Grande [Ataque Corpo a Corpo Pesado] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente à você, causando 2 de dano radiante se acertar.
    • Defensor. Quando um aliado adjacente é atingido, antes de Testes de Desviar serem feitos, o anjo da proteção pode escolher que esse ataque tenha atingido ele em vez disso.
    • Protegido. O anjo da proteção pode designar uma criatura até 10 metros dele como seu protegido, temporariamente concedendo a ele o Traço Resoluto. Quando a criatura protegida sofrer dano, e o anjo estiver até 10 metros dela, o anjo da proteção sofre o dano no lugar da criatura. 
    • Resistência Heroica. O anjo da proteção reduz todo dano que ele sofre em 1 Ponto, até um mínimo de 1 ponto.
    • Voo. O anjo da proteção sabe voar.

Táticas do Anjo da Proteção

Um anjo da proteção vigia fielmente o seu protegido, tenha ele sido designado ou escolhido. Exceto em circunstâncias extremas, o anjo permanece no máximo à 10 metros do seu protegido (de preferência adjacente a ele) a todo o momento, até que o protegido morra (quando o anjo designará outro protegido ou, não tendo outra criatura para proteger, lutará até a morte).

Conhecimento sobre os Anjos da Proteção

  • Um anjo da proteção jamais se desvia de seu papel de protetor e guardião. Seu protegido muitas vezes é escolhido por outrem, seja seu deus ou o indivíduo que o invocou. Dizem que jamais um anjo da proteção abandonou seu protegido, exceto ao ser morto em sua defesa.
  • Normalmente, apenas um deus ou um serviçal poderoso de uma divindade pode designar tarefas para um anjo da proteção, mas às vezes, uma simples prece basta para conseguir proteção por um breve período. Se essa oração for respondida, é importante que o beneficiário tome cuidado para não empregar os talentos do anjo de forma prejudicial aos interesses do seu verdadeiro mestre.

Encontros com Anjos da Proteção

Um encontro típico pode incluir um anjo da proteção e seu protegido, ou de três a quatro anjos da proteção e aqueles aos seus cuidados. 

Exemplo de Encontro:
- 2 anjos da proteção
- 1 eidolon
- 3 draconatos salteadores

Anjo da Recuperação

Anjo da Recuperação

  • PV: 11 (Heroica)
  • Descrição: Quando as divindades precisam recuperar um objeto roubado ou uma criatura sequestrada, elas enviam um esquadrão de seres divinos que inclui um rastreador especializado: o anjo da recuperação.
  • Traços:
    • Espada Curta [Ataque Corpo a Corpo] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente ou Perto de você, causando 2 de dano trovejante se acertar.
    • Arco Angelical [Ataque Corpo a Corpo] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente ou Perto de você, causando 2 de dano trovejante se acertar.
    • Separar & Conquistar.
    • Abrir o Caminho.
    • Caçar os Culpados.
    • Resistência Épica. O anjo da supremacia reduz todo dano que ele sofre em 1 Ponto.

Táticas do Anjo da Recuperação

Um anjo da recuperação é frequentemente enviado para capturar uma pessoa ou algo. O anjo utiliza caçar os culpados no indivíduo a ser capturado ou naquele que está segurando um item a ser recuperado. O anjo utiliza abrir o caminho para dar mais espaço aos seus aliados para manobrar. Caso contrário, o anjo prefere lutar à distância com seu arco angelical.

Conhecimento sobre o Anjo da Recuperação

  • Um anjo da recuperação é melhor descrito como um caçador de recompensas do Mar Astral. Esses anjos são treinados em rituais mágicos que lhes permitem rastrear criaturas e abrir portais planares.

Encontros com Anjos da Recuperação

Um anjo da recuperação é auxiliado por outros anjos em grupos de caça planares.

Exemplo de Encontro:
- 1 anjo da recuperação
- 2 anjos da supremacia
- 6 anjos da bravura

Anjo da Supremacia

Anjo da Supremacia

  • PV: 12 (Heroica)
  • Descrição: Os anjos da supremacia são os mais fortes dos guerreiros angelicais.
  • Traços:
    • Lança [Ataque Corpo a Corpo] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente ou Perto de você, causando 2 de dano trovejante se acertar.
    • Luz da Justiça.
    • Chamado à Justiça.
    • Radiância Astral.
    • Oportunista.
    • Resistência Épica. O anjo da supremacia reduz todo dano que ele sofre em 1 Ponto.

Táticas do Anjo da Supremacia

Um anjo da supremacia se posiciona em um ponto estratégico, como um gargalo ou outro local taticamente importante, e utiliza o radiância astral. Ele mira um combatente corpo a corpo com chamado à justiça, trazendo o alvo ao alcance de sua lança e da zona radiante.

Conhecimento sobre os Anjos da Supremacia

  • Anjos da supremacia guardam as moradas dos deuses, e protegem os servos mortais favorecidos pelos deuses. Eles também formam a espinha dorsal de grupos de ataque para uma divindade. 

Encontros com Anjos da Supremacia

Um anjo da supremacia é a vanguarda de qualquer grupo de ataque enviado pelos deuses.

Exemplo de Encontro:
- 3 anjos da supremacia
- 1 deva estrela caída
- 1 fantasma atormentador 

Anjo da Vingança

Anjo da Vingança

  • PV: 10 (Heroica)
  • Descrição: Os anjos da vingança são enviados contra aqueles que ofendem uma divindade. Eles também punem a deslealdade e o fracasso entre os devotos.
  • Traços:
    • Espada Longa [Ataque Corpo a Corpo] Teste 2d6 contra um inimigo Adjacente ou Perto de você, causando 1 de dano por fogo e frio se acertar.
    • Ataque Duplo. Ao fazer uma ação de ataque, o anjo da vingança pode atacar duas vezes com sua espada longa.
    • Asas Angelicais. O anjo da vingança sabe voar de forma graciosa, recebendo uma Ação extra em seu turno que só pode ser usada para movimentar-se voando.
    • Coluna de Fogo Algente. Ao ficar com metade ou menos de seus PVs, o anjo da vingança explode em uma coluna de chamas azuis de 9 m de altura, causando 2 de dano por fogo e frio em todos os inimigos Adjacentes ao anjo. O anjo da vingança fica imune à dano até o inicio de sua próxima rodada, quando a coluna se dissipa.
    • Manto da Vingança. Enquanto estiver com mais da metade de seus PVs, qualquer ataque corpo a corpo que acerte um anjo da vingança força o atacante a fazer um Teste de Defesa. Em uma falha, ele sofre 1 de dano.
    • Sinal da Vingança. Uma vez por combate, o anjo da vingança coloca um símbolo invisível em um alvo em seu campo de visão. Até o final do combate, uma vez por rodada, o anjo pode se teleportar até o alvo, ficando Adjacente a ele.
    • Resistência Heroica. O anjo da vingança reduz todo dano que ele sofre em 1 Ponto, até um mínimo de 1 ponto.

Táticas do Anjo da Vingança

O anjo da vingança se concentra num só oponente. Ele evoca seu sinal da vingança no começo da batalha e se teleporta até o alvo, utilizando seu ataque duplo contra ele. O anjo continua a perseguir seu inimigo incansavelmente, prestando pouca atenção nos eventos ao seu redor.

Conhecimento sobre os Anjos da Vingança

  • Os deuses enviam anjos da vingança para punir aqueles que os desafiaram ou despertaram sua ira. Um deus também pode enviar um anjo da vingança para testar alguém que esteja perdendo a fé, sem demonstrar qualquer misericórdia para com os fracassados.
  • Por meio de um ritual, membros influentes do clero podem despertar a ira do seu deus sob a forma de um desses anjos.

Encontros com Anjos da Vingança

Os anjos da vingança surgem sozinhos ou em pares, às vezes auxiliados por anjos da bravura ou anjos da batalha.

Exemplo de Encontro:
- 2 anjos da vingança
- 3 anjos da bravura

Modelo: Arcanjo

O modelo arcanjo pode ser aplicado à qualquer anjo, que recebe as seguintes características:

Arcanjo

  • PV: Dobre os PVs do anjo-base (Solo)
  • Descrição: Os maiores de todos os anjos são os Arcanjos, poderosas entidades do Mar Astral. Um arcanjo é a autoridade suprema em um domínio Astral, respondendo apenas a própria divindade.
  • Traços:
    • Golpe de Retribuição. Uma vez por turno, quando um aliado adjacente ou perto do Arcanjo tem seus PVs reduzidos à 0, o arcanjo pode imediatamente se mover uma zona e fazer um ataque contra o inimigo responsável.
    • Presença Avassaladora. Uma vez por combate, o arcanjo liberar sua essência e autoridade divina. Todos os inimigos Adjacentes ou Perto do arcanjo devem fazer um Teste de Defesa em Desvantagem, sofrendo 1 ponto de dano radiante se falharem, e atordoando eles (perdendo uma de suas ações em seu próximo turno).
    • Resistência Épica. O arcanjo reduz todo dano que ele sofre em 1 Ponto. Se o anjo-base já tem este traço, em vez disso o dano é reduzido em 2 pontos.