sábado, 9 de setembro de 2023

Goblin

Goblin

Goblins são um povo diminuto de pele verde que tenta sobreviver onde for possível — normalmente vivendo em pequenas tribos ou como indivíduos solitários. Seu comportamento, mesmo na idade adulta, é infantil. São questionadores por natureza e, de certa forma, travessos, embora suas brincadeiras raramente sejam maliciosas. Goblins também se distraem facilmente com objetos brilhantes e têm uma afeição particular por ouro.

Com apenas 0,9 metros de altura, goblins são em média magricelas e têm grandes cabeças ovais com orelhas protuberantes similares a de morcegos. São notoriamente rápidos e, graças a seu fascínio compulsivo por ouro, ganharam notoriedade como ladrões. Apesar de sua aparência e natureza que lembram diabretes, goblins normalmente são criaturas bondosas que apreciam a companhia de qualquer um que consiga tolerá-los.

Atributos de Goblin

  • 4 Pontos de Vida
  • Goblins começam com o Traço de Herança Agilidade Goblin.

Agilidade Goblin: Você pode fazer um teste de 1d6 sempre que for acertado por um inimigo. Se tiver sucesso no seu Teste, você desvia do ataque e não recebe dano. Declarar Desviar como uma ação não oferece nenhum benefício adicional.

Traços Exclusivos de Goblin

Os seguintes traços podem ser adquiridos apenas por membros da Herança Goblin.

Presas Afiadas: Você tem Especialização no uso dos seus dentes afiados ou mandíbulas para atacar, recebendo Vantagem ao atacar com eles. Isso é além da Arma Especializada escolhida na Criação do Personagem.

Cavaleiro de Cão Goblin: O melhor amigo de um goblin tem seis patas. Você tem um cão goblin bem treinado, e sabe como montá-lo. Se o seu cão goblin morrer, levará tempo e esforço para encontrar e treinar um substituto. Você também ficará triste por ter perdido o seu melhor amigo.

Cão Goblin

PV: 4 (Mediano)
Ataque: Corpo-a-corpo leve (mordida)
Deslocamento: 10 metros
Descrição: Esses grandes canídeos de seis patas foram criados por goblins por séculos. Eles são combatentes ferozes e companheiros leais. Embora não sejam tão rápidos quanto um cachorro normal, suas seis patas tornam os cães goblins hábeis escaladores e montarias estáveis.
Traços:

  • Montaria Estável: Você ganha Vantagem ao fazer Testes para escalar e manter o equilíbrio.
  • Lutador de Seis Pernas: Você pode aproveitar ao máximo suas seis patas em combate. Você tem Vantagem ao carregar, empurrar, atropelar ou derrubar seus oponentes.
  • Rastreador: Você ganha Vantagem em Testes para rastrear uma pessoa, criatura ou animal na natureza. Em locais externos, também consegue localizar o norte sem Testes.

Goblins Variantes

Os pequenos Goblins são muito semelhantes em todas as partes do mundo, mas existem duas variantes mais poderosas e ferozes de goblins que habitam territórios inóspitos: os temíveis Hobgoblins, e os sorrateiros Bugbears. Juntos, eles são conhecidos como o povo Goblinóide.

Bugbears

Os Bugbears são os primos maiores dos Goblins. Eles são muito rápidos e sorrateiros, especialmente para criaturas de seu tamanho, sendo adeptos de emboscadas. Possuem cerca de dois metros de altura, pelagem espessa, e orelhas grandes em forma de morcego, características marcantes dos Goblins. Eles são musculosos e de ombros largos, e geralmente usam roupas que acentuam seu físico imponente.

Atributos de Bugbear

  • 6 Pontos de Vida
  • Bugbears começam com o Traço de Herança Ataque Surpresa.

Ataque Surpresa: Você tem vantagem em Testes de ataque contra inimigos que ainda não agiram neste combate. Se você acertar, seu ataque causa +1 de dano.

Hobgoblins

Os hobgoblins são uma variante mais selvagem e perigosa do que seus primos curiosos e amigáveis. Mais altos e robustos, eles são menos ágeis que goblins, mas muito mais disciplinados e agressivos em combate.

Atributos de Hobgoblin

  • 5 Pontos de Vida
  • Hobgoblins começam com o Traço de Herança Disciplina Marcial.

Disciplina Marcial: Os hobgoblins são Proficientes tanto em Combate Desarmado quanto com Armas Improvisadas. Enquanto lutam com sua arma Especializada, eles recebem Vantagem nos Testes de
Iniciativa.

Regra Opcional: A Maldição da Discórdia

Todo herói precisa de um vilão - e em muitos dos mundos de fantasia, os Goblinóides tem esse papel, sendo retratados como criaturas malévolas e violentas, com uma cultura marcada pela guerra e pela subjugação de outros. Esse não é o caso em Tiny Dungeon, com os Goblins até mesmo tendo o holofote como uma das Heranças de Aventureiros. No entanto, se você quiser usar Goblinóides como antagonistas, você pode optar por usar a Maldição da Discórdia descrita a seguir para justificar esse papel.

Maldição da Discórdia afeta o povo goblinóides, afligida neles por um mal ancestral, buscando espalhar sua corrupção pelo mundo. Por causa da maldição, a entidade consegue se comunicar telepaticamente com o povo goblinóide, os compelindo a fazer o mal. Hobgoblins são especificamente instigados em direção à militarismo e conquista, goblins em direção à malícia desenfreada, e bugbears em direção à atos isolados de brutalidade.

A maldição pode ser quebrada, mas é extremamente difícil para um Goblinóides fazê-lo por conta própria, sem auxílio de magia. A não ser que ambos os pais tenham quebrado a maldição, ela é hereditária, e a menos que a maldição seja quebrada desde cedo na vida, é difícil para indivíduos adultos mudarem seu comportamento.